Técnicos da Secretaria Municipal de Educação participaram do curso “Criação e projeção de aulas e conteúdos com digitarium”. Os servidores Paulo André e Ronaldo Toresim e o bacharelando em Ciência da Computação, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE/UAG), Diego de Freitas, participaram da capacitação na semana passada – no período de 25 a 28 de agosto, em Arapiraca (AL), no Planetário Municipal Casa da Ciência.
O evento reuniu estudantes e profissionais que atuam em planetários de 10 estados brasileiros. O curso tratou da criação de aulas usando o software e a operação do planetário com controle remoto e Ipad. De acordo com a diretora de Ensino de Garanhuns, Edilene Vilaça, a iniciativa, além de agregar conhecimentos, possibilitou aos participantes de Garanhuns o conhecimento sobre o funcionamento dos diversos planetários existentes no país, além da discussão de novas ideias para a criação de aulas e apresentações.
O curso foi organizado pelo representante da Hiperlab – empresa responsável pela instalação dos planetários digitais no Brasil -, professor André Parreira e ministrado pelo astrofísico espanhol, professor Raúl Martínez-Morales, que também é doutor em astrofísica e membro da equipe de desenvolvimento do software Nightshade da Digitalis, mesmo usado pelo sistema do Planetário de Garanhuns.
Planetário de Garanhuns – O planetário de Garanhuns passa agora por retoques finais, e, ainda neste semestre, será inaugurado no Parque Euclides Dourado. Com capacidade aproximada de 40 pessoas, o ambiente será destinado, prioritariamente, aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, mas também será aberto ao público mediante agendamento.