Subiu para 7.673 o número de agências e centros administrativos de bancos públicos e privados de todo o país fechados nesta quinta-feira, 2 de outubro, terceiro dia da greve nacional dos bancários, conforme balanço realizado pelo movimento sindical.
Na base territorial do SEEB Garanhuns e Região, os bancários de Garanhuns, Águas belas, Bom Conselho, Canhotinho, Capoeiras, Iati, Itaíba, Lajedo, Quipapá, São João e Angelim aderiram à greve, com paralização de 80% das agências vinculadas ao sindicato.
O movimento está se ampliando rapidamente no Brasil todo, o que demonstra a insatisfação dos bancários com a postura dos bancos. Os trabalhadores aumentaram a produtividade, contribuindo para que as empresas tivessem lucros recordes - somente as seis maiores instituições lucraram R$ 56,7 bilhões em 2013 e mais R$ 28,5 bilhões no primeiro semestre deste ano - e a maior rentabilidade do sistema financeiro mundial, mas os banqueiros apresentaram uma proposta econômica insuficiente e ignoraram as reivindicações sociais.
Os bancários entraram em greve na terça-feira 30 de setembro, após considerarem insuficiente a segunda proposta dos bancos que eleva o índice de reajuste de 7% para 7,35% (0,94% de aumento real) para os salários e demais verbas salariais e de 7,5% para 8% (1,55% acima da inflação) para os pisos. E os bancos nada apresentaram para acabar com as metas abusivas e o assédio moral, a rotatividade e as terceirizações, a insegurança e as discriminações.
Confira a adesão à greve dos bancários em Garanhuns e Região
Banco do Brasil Canhotinho
Banco do Brasil Bom Conselho
Banco do Brasil de Capoeiras
Banco do Brasil Lajedo
Banco do Brasil São João
Banco do Brasil Garanhuns Centro
Banco do Brasil Garanhuns Heliópolis
Banco do Brasil Iati
Banco do Brasil Itaíba
Banco do Brasil Quipapá
Santander Bom Conselho
Caixa Garanhuns centro
Caixa Garanhuns Heliópolis
Caixa Garanhuns Justiça Federal
Caixa Garanhuns Lajedo
Caixa Garanhuns Bom Conselho
Bradesco Angelim
Bradesco Águas Belas
Bradesco Lajedo
Bradesco Bom Conselho
Bradesco Garanhuns centro
Bradesco Garanhuns Heliópolis
Banco do Nordeste Garanhuns
Banco Itaú Garanhuns
Texto e foto: Juliana Dias