segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Nasce o Eduardismo!



Alguns políticos, artistas, pensadores, etc, conseguem se manter vivos após suas mortes. O que dizer de Elvis Presley e Raul Seixas na música? Marx, Freud, etc. A influência futura transcende a ausência física.

Na política temos o Peronismo na Argentina e até Fidel em Cuba (que tá vivinho). No Brasil, impressiona a força do Lulismo (embora este ainda esteja bem vivo também), o Getulismo, etc. Nos estados temos também a força de nomes que viraram mitos, é o caso do Brizolismo ainda presente e até o Arraesismo em Pernambuco.

Não estão em debate as questões ideológicas, mas o legado post-mortem, que permanece vivo.

E acredito que estamos vendo nascer um novo Eduardismo, não mais com a força de um governante, mas como disse seu filho João Campos, em seu debut como figura política aqui no Agreste, o ex-governador se transformou em suas ideias, mostrou o norte, virou o farol.

Este discurso, casado com a eleição de Paulo Câmara com o maior percentual do Brasil, e ainda o comando do Recife, acaba gerando uma nova conjuntura política no estado, onde os políticos vão para as assembleias e técnicos de "carreira" no serviço público assumem o comando dos executivos. Este contexto local era somente parte do que chamava de nova política, num conjunto de propostas que queria desalojar nomes como Sarney, Collor e Renan do Congresso. Queria um novo modelo de gestão nacional, a exemplo do que fez em Pernambuco, com tantas estatísticas, metas e reuniões de monitoramento, para cobrar diariamente as mudanças estruturais que o estado precisava. Deu certo!

O Eduardismo em Pernambuco muda de cara, sai um governador de comando firme e de empatia popular fora do comum, e nasce um mito, jovem, competente e que formou um time para levar adiante seu estado. 

Nossa sede do Governo do Estado nunca foi tão Palácio dos Campos!... das Princesas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.