Uma reunião na sede do Ministério Público, com membros da administração municipal e Promotores de Justiça, estabeleceu novos prazos para o concurso da Prefeitura de Garanhuns, podendo arrastar para mais de seis meses, sem contar o tempo depois para convocar os aprovados. A notícia repercutiu durante negativamente nesta quarta-feira (22) na cidade, nas mídias sociais (principalmente Facebook), nos cursinhos e faculdades. Era grande a expectativa, que resultou em uma grande frustração.
A informação de que serão disponibilizadas apenas 127 vagas causou um misto de decepção e revolta. Calculava-se uma quantidade bem maior, e isto já movimentava o setor de preparação para concursos.
Um dos pontos críticos é a grande quantidade de contratados da prefeitura, e os cargos disponibilizados no futuro edital não contemplarão nem 10% dos cargos que hoje são ocupados por indicações.
Lembro que em uma das primeiras aulas na faculdade, o professor perguntou para a turma sobre os objetivos de cada um. Era grande a quantidade de colegas que queriam disputar um emprego por concurso, diria seguramente que mais de 80% dos estudantes. Que depois de concluírem seus cursos continuaram nas pós-graduações, cursos específicos, etc. Preparando-se para os concursos vindouros.
Nos cursinhos da cidade é grande também a quantidade de pessoas que se preparam tecnicamente para ocupar um cargo público, pelo mérito em passar em uma prova eliminatória, que seleciona os melhores.
A expectativa é ainda maior por se tratar do nosso município, onde as pessoas moram e desejam continuar vivendo, inclusive com seus familiares. Passar em um concurso de um município longe de casa é se afastar da vida que hoje tem.
Por isto a grande decepção pelo concurso anunciado da prefeitura de Garanhuns, como registra a Rafaela Rodrigues, comentando em nosso facebook: "Faco parte de muitos concurseiros que buscam nos concursos uma estabilidade, mas que pena que não podemos usufruir disso no nosso próprio município, tendo que se deslocar para fora e com isso deixar pra traz nossa familia, isso é muito triste, mas vamos aprender né, vamos usar a democracia no futuro breve...... #muito triste"