sábado, 15 de novembro de 2014

Você anda de moto? Então precisa saber disto!



O número de mortos em acidentes com motos deve crescer de 8% a 10% este ano, em relação a 2013, passando de 757 para cerca de 820. O alerta é do Cepam (Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco) e se baseia nos números registrados até o mês de julho. A estimativa revela que a meta de reduzir em 6% esse tipo de morte não será cumprida este ano. Pela primeira vez, desde que o Cepam foi criado, em 2011, a expectativa é ter um aumento no número das mortes. Cidades do Interior registram os maiores índices.

O retrocesso, segundo o Cepam, está diretamente ligado à falta de compromisso dos municípios com a fiscalização. De acordo com o presidente do Cepam, João Veiga, as motos cinquentinhas são um incentivo para os acidentes, tanto no interior quanto na Região Metropolitana do Recife (RMR). Ele defende uma fiscalização mais rigorosa por parte das prefeituras. “As prefeituras não participam, não há fiscalização dos ciclomotores, conhecidos como cinquentinhas. É preciso que haja fiscalização desse tipo de veículo para reduzir o número de acidentes”.

De acordo com o Cepam, Pernambuco tem 22 mortes com acidente de motos para cada 100 mil habitantes, mais que o dobro da média considerada como epidemia pela Organização Mundial de Saúde, que é dez mortes para cada 100 mil habitantes. Só no município de Trindade, na região do Araripe, estão sendo registrados 100 acidentes com mortes para cada 100 mil habitantes.

O mapeamento das mortes no estado registra que a Região do Araripe aparece em primeiro lugar, com 60 mortes para cada 100 mil habitantes. Em Segundo vem a Região do Pajeú, com 55 mortes para 100 mil habitantes. A Região do Pólo Têxtil no Agreste está em terceiro, com 40, e a Região Metropolitana do Recife registra 22 mortes para cada 100 mil habitantes.

Em relação aos atendimentos no Hospital da Restauração, referência em traumas em Pernambuco, dos 21 mil pacientes atendidos vítimas de causas externas, 50% foram por acidentes com moto. Desses, 10% ficaram paraplégicos ou amputados. Dos 104 internados especificamente na enfermaria de traumatologia do HR, entre maio e agosto deste ano, mais de 90% foram de vítimas de acidentes com motocicletas.

Esses pacientes foram operados mais de uma vez e tiveram média de internamento de 43 dias. O custo de tratamento é entorno de R$ 175 mil. Entre setembro de 2013 e setembro de 2014, foram registrados 10.075 acidentes com motos no HR. A maioria das vítimas (87%) era do sexo masculino e os do interior, 72% usavam moto sem capacete. De 3.781 pacientes atropelados, 42% (1.583) foram atingidos por motocicletas e cinquentinhas, 34 deles na calçada.




Projeto Moto Amiga trabalha para mudar essa realidade

Com o intuito de reduzir o alto índice de acidentes com motos, os concessionários da Honda criaram o projeto Moto Amiga, que desenvolve ações preventivas e utilizam as redes sociais para alertar os usuários de motocicletas sobre os riscos do uso incorreto do veículo duas rodas. O projeto é coordenado pela Assohonda (Associação Brasileira de Distribuidores Honda), através da NOA Nordeste II, Núcleo Operacional Assohonda, que atua nos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Em Pernambuco, o Moto Amiga atua em parceria com o Cepam e com a Operação Lei Seca e está participando de ações preventivas na região do Araripe, onde são registrados os maiores índices de mortes com acidentes de motos.

A programação começou no último dia dez, em Ouricuri, com blitze educativas realizadas pelos agentes de fiscalização do Detran e atores locais. Da próxima segunda-feira (17) até o dia 30 de novembro haverá fiscalização a Operação Lei Seca e no dia 18 uma audiência pública para debater o “Impacto dos acidentes de transporte terrestre na IX Região de Saúde de Pernambuco e a importância da municipalização do trânsito”. O evento será realizado das 9h às 12h, no auditório da IX Geres.

Nos dias 18 e 19 será realizado o curso de “Pilotagem defensiva Honda – Teoria e prática”, uma das ações preventivas desenvolvidas pelo projeto Moto Amiga, da Honda. No dia 21, haverá um encontro com o tema “IX Geres pela Vida no Trânsito”, onde será divulgado o balanço das ações de educação no trânsito, prevenção de acidentes e promoção da saúde da IX Região. O evento será realizado às 9h, na IX Geres.

Sem fins lucrativos, o Moto Amiga tem como objetivo central conscientizar os usuários a respeitarem as leis de trânsito, fazer uso do capacete, além de defender os direitos e interesses daqueles que utilizam as motocicletas. “O nosso propósito é oferecer uma conscientização para nossos usuários, com trabalhos de educação no trânsito e dicas de segurança e direção defensiva”, ressalta o presidente do NOA Nordeste II, Guto Alves.

Além de buscar uma aproximação com o público interessado em motocicletas por meio de conteúdo informativo, criativo e irreverente, o Moto Amiga tem o objetivo de destacar ações que a Honda e suas concessionárias já vêm realizando para alertar todos os consumidores sobre como pilotar defensivamente. O Centro Educacional de Trânsito Honda – CETH, na cidade do Recife, em Pernambuco, o site piloto Honda Mais, o site www.honda.com.br/harmonianotransito, um convênio entre a Assohonda, o Detran/PE e o NOA Nordeste II, treinamentos oferecidos na empresa e concessionárias, vídeos e folders educativos, formação de condutores e ações educativas são alguns exemplos dessas ações. 

Para o presidente do Cepam, João Veiga, a realização de projetos como o Moto Amiga é muito importante para enfrentar os problemas envolvendo os motociclistas “Essa iniciativa da Assohonda em levar a mensagem aos jovens é fundamental visto que 75% das pessoas que morrem em acidentes de trânsito possuem entre 18 e 35 anos”.

Acompanhe o Moto Amiga: facebook.com/motoamiga

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