Geandré Nogueira tem buscado soluções para gerar empregos em Garanhuns |
Não temos dúvidas que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem buscado soluções criativas e realísticas para Garanhuns. A ExpoFlores, na semana passada, é uma delas, que visa incentivar a volta da produção na cidade, além de movimentar o segmento que se correlaciona. Outra iniciativa, de grande impacto, é a CIELA, um espaço disponibilizado pelo município que vai abrigar micro e pequenas empresas, com infraestrutura e possibilidades de gerar muitos empregos. É fato que a soma de vagas geradas por microindústrias por vezes é maior que uma grande. Entretanto, isto não pode substituir a busca por grandes geradores por empregos. Mas olhar para o micro e pequeno empresário tem sido mais urgente e factível em todas as administrações que melhoram suas realidades locais.
Nesta quinta-feira (18), no Palácio Celso Galvão, O município de Garanhuns anunciou, mais uma vez, a chegada de 12 novas empresas e a Escola de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os empreendimentos, de segmentos variados, irão movimentar a economia a médio e longo prazo gerando, de imediato, cerca de 500 empregos, segundo a Secretaria de Comunicação do município. Desses, 57% diretos e 43% indiretos. Poranto, diretos serão pouco mais de 250 vagas. O Governo Municipal está subsidiando a instalação para estas instalações, doando terrenos para as construções, que devem iniciar já em janeiro de 2015. A conferir.
De acordo com um relatório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), que avalia o crescimento do município com a chegada dos empreendimentos, em sua fase de operação, o número de empregos gerados deve ampliar ainda mais, podendo chegar a 680 empregos.
Só o tempo vai dizer, quando os investimentos estiverem à pleno vapor, se estes números estarão dentro da realidade. Contudo, com o sucesso da empreitada, pode até criar um impulso e ser ainda mais benéfico.
Das empresas iniciais, temos muitas de Garanhuns, que estão sendo beneficiadas para aumentar suas produções em um local mais amplo. Outras estão visando o auxílio do município para se instalar na cidade.
Seria interessante a relação por nome fantasia das empresas beneficiadas, para que as pessoas pudessem identificar melhor, mas foram divulgados com o nome das empresas e seu respectivo segmento. Confira:
Indústria de Papéis Brasileiro LTDA – Fabricação de papéis
Kaduna Mineração e Indústria LTDA – Britamento de pedras
Garanhuns Moto Peças LTDA-ME – Comércio e varejo de peças e acessórios para motocicletas e motonetas
Melo e Melo Comércio e Representações LTDA – Comércio atacadista de leite e laticínios (Centro de Distribuição)
Ducacau – Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral (Fábrica de bolo de rolo)
R.B. de Barros Confecções ME – Confecção de roupas profissionais
Rocha e Barreto LTDA – Comércio atacadista de alimentos para animais
Justinovar – Instalação e manutenção elétrica
Distribuidora Dias Ouro Preto LTDA-EPP – Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
Senac Pernambuco – Escola de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
APM do Couto Soares LTDA-ME – Metalurgia
Sesa Engenharia LTDA – Metalurgia