terça-feira, 20 de janeiro de 2015

PERNAMBUCO: Saúde regional tem avançado e conquistado reconhecimento da população



O ex-governador Eduardo Campos traçou um plano de investimentos na saúde regional, e deixou outra estrutura, mais moderna e eficiente. Infelizmente não poderá ver a construção e funcionamento de um novo hospital regional, anunciado por ele mesmo.

Cobrado pela população. Eduardo fez investimentos que reestruturaram o Hospital Dom Moura. Lembram que no passado faltava tudo? O Dom Moura estava sempre na Ronda Policial com a população mostrando a falta de medicamentos e tudo mais. Era todo dia. O governo do estado fez reformas necessárias, inclusive na emergência de adultos, principal porta de entrada da Unidade de Saúde de Referência Regional. Introduziu programas de Residências Médicas. Inaugurou uma UTI com dez leitos. Muita gente ainda critica, sem ter entrado lá nos últimos tempos. É o recall de anos de penúria.

Emergência Hospital Dom Moura
Um problema continua sendo o quadro efetivo de médicos, mas já foi um drama maior. A Secretaria de Saúde promoveu seleções públicas e concurso. Chamou novos quadros, mas a dificuldade está em todo o Brasil, em conseguir profissionais especialistas para algumas áreas, entre elas pediatria. Mas hoje o Dom Moura tem atendimento para todos, oferecendo serviços a mais de dez mil pessoas mensalmente, advindas até de outras regiões do estado. Com muito esforço e dedicação do quadro de servidores.

Eduardo também implantou o SAMU regional, com o atendimento ao paciente sendo agilizado já no local do acidente ou da necessidade. Garanhuns tem duas unidades, sendo uma delas com equipamentos de UTI. Hoje, temos SAMU nos 21 municípios da região.

Eduardo anuncia projeto de novo Hospital Regional
na inauguração da UPAE Garanhuns
A UPAE, iniciativa que deve ser uma das bandeiras nacionais do segundo governo Dilma, já funciona em Pernambuco com altos índices de aprovação popular. Em todas as unidades a população tem acesso a um médico especialista, e se for o caso, têm seus exames e até cirurgias na própria unidade. Tudo isso após passar pelo PSF, criando uma rede de assistência, que se inicia no médico do Posto de Saúde. A UPAE Garanhuns atende mais de sete mil pacientes por mês, são pessoas que gastariam um dinheiro que não têm nos consultórios particulares, ou simplesmente não fariam suas novas consultas e exames por não disporem de planos de saúde, e nem condições para se deslocarem para outras cidades onde os serviços são oferecidos gratuitamente. Tivemos a primeira UPAE do estado.

É claro que tem investimento federal e dos municípios, mas falamos aqui dos avanços que estão melhorando a vida das pessoas.

E por falar em investimentos federais, para complementar esta ampla rede, teremos em breve a UPA24h, que será gerida pelo município. A construção já está bem adiantada na entrada da Cohab II.

E teremos o novo Hospital Mestre Dominguinhos, que junto a UPA24h, vão ajudar a desafogar o Hospital Dom Moura, que deve mudar de perfil. Aliás, por anos, décadas, o hospital segurou a barra sozinho, vencendo adversidades e tendo agora, reconhecimento.  

UPA24h deve entrar em funcionamento ainda este ano
No final de 2014, o Ministério da Saúde, premiou o trabalho realizado pela Residência Multiprofissional do Hospital Dom Moura, colocando entre os 30 melhores do país. Trata-se do Prêmio Inovasus, que busca práticas que melhorem a saúde da população e sirvam de exemplo para o país.

Com estes investimentos, perguntamos: Pode melhorar? É claro que pode, pois serviços como saúde e educação precisam de investimentos sempre, tanto em instalações, equipamentos e material humano. Mas é inegável ver os avanços na saúde regional, e podemos creditar ao governo que passou.

Quando tivermos tudo funcionando. UPA24h para urgências e emergências. Hospital Mestre Dominguinhos como referência regional. UPAE, SAMU, hospital Dom Moura readequado a outras necessidades, PSF´s cumprindo a função comunitária, além da rede conveniada, com laboratórios e hospitais, como o Perpétuo Socorro com Oncologia, por exemplo, tudo isto sob supervisão da V GERES, que tem conseguido impactar positivamente a saúde regional, teremos um outro quadro no atendimento à população, quanto ao serviço público de qualidade. Mas para quem esperou tanto, já podemos ver algo no presente.

Investimentos que foram feitos no curto e médio prazos. Quanto ao novo governo, já começa com o crédito, se de fato agilizar a construção do novo hospital. E Paulo Câmara prometeu ser o primeiro a ser entregue em sua gestão O Projeto do HMD já está pronto.

Que o futuro que se desenha, aconteça.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.