Aconteceu neste final de semana, no auditório do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, o I Fórum de Direito Processual de Garanhuns, com a participação de respeitados palestrantes do Direito Processual. O evento foi realizado pela OAB subseccional Garanhuns-PE, em conjunto com a Escola Superior de Advocacia.
O Presidente da OAB Garanhuns, Dr. Paulo André Couto, recepcionou o Presidente da OAB Pernambuco, Dr. Pedro Henrique Reinaldo Alves, que ficou sabendo da ansiedade da comunidade jurídica local para que o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil volte a ser realizado em Garanhuns. Dr. Pedro Henrique afirmou a principal barreira é mesmo financeira, já que a Fundação Getúlio Vargas, nova realizadora do certame, cobra um número mínimo de inscritos que possam cobrir as despesas, que são altas, pois a logística é praticamente a mesma de um ENEM.
Na abertura do seminário, o tema esteve presente nas falas do estudante de direito Eduardo Sartorio, que representou o corpo discente da Faculdade de Direito da Garanhuns, e também do Coordenador da FDG, Dr. Márcio Bastos de Sá Barreto, também Juiz da 2ª Vara Cível de Garanhuns, que em nome da Presidente da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns, Dra. Giane Lira, ofereceu a infraestrutura da faculdade para que o curso seja realizado na cidade, sem custos para a OAB Nacional.
Ouvindo o pedido de todos, inclusive do próprio Dr. Paulo Couto, que afirmou estar sendo constantemente cobrado pela sociedade, Dr. Pedro Henrique afirmou que buscará junto à OAB e o seu presidente nacional, Dr. Marcos Vinícios, que sejam feitos novos estudos para que Garanhuns seja beneficiada, e que se for o caso, a OAB custearia as despesas com pessoal. O presidente da OAB Garanhuns lembrou que o município é polo de uma região, que a FDG figura entre as melhores faculdades do estado com seu curso de Direito, e somente no último Exame da OAB foram mais de 40 aprovados, entre alunos e ex-alunos da instituição de ensino superior municipal. "Já tivemos esta conquista de realizar o Exame em Garanhuns, mas infelizmente a FGV deixou de realizar, e o pedido pela volta é da comunidade que vê inúmeros benefícios nesta realização. Por isto, passamos ao Presidente Pedro Henrique, este pedido da sociedade de nossa cidade" - Finalizou Dr. Paulo Couto.
I Fórum de Direito Processual de Garanhuns
Bastante prestigiado, o Forum contou que palestras de personalidades do mundo jurídico de Garanhuns e da capital, a exemplo de Dr. Pedro Henrique Reinaldo Alves (OAB), Dr. Gustavo Ramiro (Escola Superior de Advocacia), Ronnie Duarte (Caixa de Assistência ao Advogado - PE), Paulo Couto (OAB Garanhuns), Renato Hayashi (coordenador científico do evento), Jaquim Rafael (coordenador científico do evento). Dr. Adeildo Nunes, Dr. Andrian Galindo, Dr. Danilo Heber, Dra. Fernanda Resende, Dr. Wagner Arandas e Dr. Carlos Barros, Dr. Flávio Pórpin e Dr. Fábio Porto, entre outros.