domingo, 8 de março de 2015

HOSPITAL REGIONAL DOM MOURA: Pacientes aprovam novo atendimento na Emergência Adultos‏‎‏



Há um mês o Hospital Regional Dom Moura implantou uma nova rotina de acolhimento de pacientes na Emergência Adultos, e o resultado tem sido satisfatório, com o tempo de atendimento e espera dentro do referenciado pelo Ministério da Saúde. O novo sistema, já utilizado nas emergências dos grandes hospitais pelo país, faz uma classificação do paciente de acordo com a gravidade da enfermidade e a urgência do atendimento, recebendo uma cor que pode ser vermelha, amarela, verde ou azul. Os classificados como vermelho terão prioridade sobre o amarelo e assim por diante. A pulseira azul identifica um paciente que na maioria das vezes nem precisaria passar por uma emergência de hospital, podendo ser encaminhado ao ambulatório e à assistência social, mas todos são atendidos.

"Algumas pessoas reclamam quando veem outros pacientes passarem na frente, e mesmo diante das explicações de técnicos e enfermeiros, não entendem a nova classificação. Mas diante do número de atendimentos, chegando a mais de 240 em média por dia, alguns poucos casos já eram esperados" - afirma a Coordenadora de Enfermagem, Lara Wanessa.

O paciente ao chegar na Emergência Adultos tem sua ficha preenchida na recepção, depois passa pelo Técnico e a Enfermeira, que fazem um pré-atendimento com primeiros cuidados, aferindo pressão e coletando informações sobre medicamentos em uso, se tem alergias, doenças, etc. Pela ordem da classificação de risco, os pacientes são recebidos pelos médicos de plantão da emergência.

"Continuamos pedindo que as pessoas possam buscar o primeiro atendimento nos PSF´s e Hospitais Municipais, pois é grande o número de pacientes que vêm ao Hospital Dom Moura com pequenos acidentes e problemas de saúde que na verdade são ambulatoriais, e muitas vezes são justamente estas pessoas que cobram o atendimento imediato" - registra o diretor do HRDM, Luiz Melo.

TEMPO DE ATENDIMENTO

A dona de casa Maria José Marques, 82, veio de Canhotinho para ser atendida na emergência do Dom Moura. Pela idade, D. Maria José teve atendimento preferencial, e do preenchimento de sua ficha até a consulta com o médico, levou apenas 25 minutos. "Estas pessoas, idosos, crianças, cadeirantes, acidentados graves, com dificuldade de respirar, hemorragias, entre outros, têm atendimento prioritário, o que vem sendo cumprido à regra. Um ou outro paciente reclama, mas a grande maioria tem aprovado e elogiado a nova emergência do hospital. A Classificação de Risco deu agilidade e maior resolutividade no atendimento às pessoas que nos procuram em busca de atendimento emergencial" - Finaliza Luiz Melo.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.