quarta-feira, 25 de março de 2015

Lançamento: DICIONÁRIO BIOGRÁFICO CANGACEIROS & JAGUNÇOS

O Instituto Histórico, Cultural e Geográfico de Garanhuns e o escritor Renato Luis Bandeira convidam para lançamento do livro: DICIONÁRIO BIOGRÁFICO CANGACEIROS & JAGUNÇOS (2ª EDIÇÃO) – REVISADA E AMPLIADA. Nesta quarta-feira, 25 de março, às 20h, na sede do IHGG – Praça Dom Moura 44 – Centro.




Centenas de livros já foram escritos sobra a saga do cangaço no Nordeste brasileiro. É por isso que o escritor Renato Luis Bandeira, concebeu uma obra inédita que aborda tão somente o resumo biográfico de cangaceiros, cangaceiras, jagunços e canos de guerra, alem da inserção de dezenas de fotos que enriquecem o trabalho , sendo doravante, fonte permanente para pesquisa do fenômeno cangaceirismo no Brasil.

A história é uma grande colcha de retalhos. É feita de pedacinhos. Emaranhado dos fatos se unem e ganham veracidade quando são compartilhados por pesquisadores que vão buscar na oralidade, a base dos acontecimentos, sobretudo, com aqueles que foram protagonistas.

Assim o registro histórico serve de conhecimento para as gerações futuras, graças a obstinação de alguns escritores que se tornam verdadeiros guardiões dos fragmentos identificados, como as peculiaridades de um arraial ou de uma comunidade, que preserva sua história, seus costumes e tradições.

O livro Dicionário Biográfico Cangaceiros e Jagunços é obra para ser consultada e apreciada. É resultado de pesquisa centrada em longa e difícil observação, com levantamento de milhares de informações, confrontação e análise criteriosa sobre o tema, em parâmetros precisos de fatos e lugares com nomes de cangaceiros que percorreram o nordeste brasileiro.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.