quarta-feira, 29 de abril de 2015

Dilma, com novo figurino e ao lado de Paulo e Armando, anuncia Arco Metropolitano

Dilma na direção com Paulo Câmara ao lado. Ministro da Indústria, Armando Monteiro também vai de Jeep

Com um figurino diferente dos trajes usuais, mais leve, indicando para uma mudança de imagem, a presidente Dilma Rousseff esteve em Pernambuco nesta terça-feira, em Goiana, Mata Norte do estado, onde inaugurou ao lado do governador Paulo Câmara e do CEO da Fiat Chrysler‏, Sérgio Marchionne, além de outras autoridades políticas e empresariais do Brasil e do exterior, a fábrica da JEEP, que faz parte do mesmo grupo que controla a FIAT.

O Ministro do Desenvolvimento da Indústria e Comércio, Armando Monteiro, também esteve presente no evento, e participou de um momento no mínimo curioso, quando entrou no Jeep Renegade com a presidente Dilma e o governador Paulo Câmara, que o derrotou na disputa para o governo estadual.

Dentre as pendências do que foi prometido para o grupo Fiat Chrysler‏ investir no estado, uma das mais importantes obras ainda não saiu do papel, o Arco Metropolitano, uma espécie de grande anel viário que corte a Região Metropolitana por fora, para aliviar o tráfego da BR-101, que está saturada, dificultando o escoamento da produção da multinacional. Independente disto, o Recife está parado e as obras são necessárias e urgentes pela mobilidade urbana.

Para chegar a esta terça-feira, o estado acelerou algumas pendências locais, e ficou no aguardo do anúncio de Dilma, que pudesse trazer a boa notícia. A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) concedeu a licença prévia para o trecho. 

Veio em parte.

A presidente afirmou que a licitação do Trecho Sul do Arco Metropolitano, entre São Lourenço da Mata e Goiana, já pode ser licitada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), mas não citou prazos nem detalhes.

Dilma divulgou também a inclusão do Trecho Norte do Arco Metropolitano, saindo de Goiana para São Lourenço, nos processos de concessão rodoviária que serão anunciados em maio. Essa é a etapa mais polêmica, pois passava pela reserva ambiental Aldeia/Beberibe no projeto inicial.

O empreendimento será um dos maiores beneficiados pela obra de mobilidade, que promete ser uma alternativa ao trânsito da BR-101 para ligar o município, onde funciona o polo automotivo, ao Porto de Suape, para escoar a produção.

Tomara que o evento desta terça-feira proporcione resultados positivos para todos, e principalmente impulsione uma cadeia produtiva em torno da indústria automobilística no estado.

A visão empreendedora e política de Eduardo Campos foi enaltecida em vários momentos. Renata Campos e dois filhos estiveram na inauguração, e o estado sabe que sem a vontade e força política do ex-governador este sonho não teria virado realidade.

Sobre informações do Blog do Jamildo

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.