O Instituto Datafolha foi às ruas esta semana e trouxe informações que mexeram com a política brasileira. Primeiro, como falamos na postagem anterior, mostrou a reprovação a Dilma batendo recordes, o que tem influenciado negativamente o cenário para 2018 para o PT.
Na primeira pesquisa eleitoral para a Presidência da República. o senador Aécio Neves (PSDB-MG) alcançou 35% das intenções de voto, contra 25% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Marina Silva aparece com 18%.
Em outro cenário, com Geraldo Alckmin (PSDB-SP) no lugar de Aécio, Lula e Marina empatariam tecnicamente em primeiro lugar, com 26% e 25%, deixando Alckmin em terceiro, com 20%.
Explica-se Aécio estar melhor que Alckmin pelo recall de 2014, e ainda o fato do governador estar na vitrine pelo governo paulista, neste caso, negativa, com a crise da água.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), possível candidato do partido, aparece com apenas 2% no primeiro cenário (com Aécio), e chega aos 3% no segundo (com Alckmin).
CENÁRIO 1
AÉCIO NEVES (PSDB) - 35%
LULA (PT) - 25%
MARINA SILVA (REDE) - 18%
EDUARDO PAES (PMDB) - 2%
CENÁRIO 2
LULA (PT) - 26%
MARINA (REDE) - 25%
GERALDO ALCKMIN (PSDB) - 20%
EDUARDO PAES (PMDB) - 3%
Mais:
SITUAÇÃO ECONÔMICA
O Datafolha fez perguntas específicas em relação à economia: 73% dos entrevistados disseram achar que o desemprego vai aumentar; 77% acreditam numa alta da inflação e 53% acham que a situação econômica como um todo vai piorar.