A segunda-feira do Festival de Inverno de Garanhuns contou com um grande show do grupo de Rap, Racionais MC´s, além da abertura com Neander e Devotos. Infelizmente, a noite ficou marcada por um fato trágico, mas que felizmente não aconteceu o pior.
Um casal foi baleado em frente ao palco. Segundo a polícia, um único tiro foi deflagrado, ferindo um homem (22) e uma mulher (28). Foram imediatamente socorridos ao Hospital Dom Moura, que prestou os socorros, e encontram-se internados sob observação, sem risco de morte. O rapaz foi ferido na região pélvica e a mulher, no braço.
A noite com Racionais inspirou cuidados especiais, já que a o estilo de suas músicas fala direto sobre um mundo de violência, de pessoas que vivem à margem da sociedade, e por isto atraem jovens que se identificam com esta mobilização anti-social, uma rebeldia às instituições. Mas fazem parte de um segmento cultural que merece seu espaço no FIG, até para garantir a integração das várias tribos, numa proposta condizente com o evento. Pra muita gente Racionais tem mais a ver com o FIG do que Calypso.
Mas continuo achando, que mesmo diante da avaliação a ser feita e remontagem do esquema de segurança para outras edições do festival, que tivemos um caso isolado.
O Festival de Inverno não tem histórico de violência, e portanto, acho que devemos tratar como um caso isolado dentro do evento, de um desnorteado que burlou a segurança, para estar com uma arma na praça.
Em 25 anos não temos casos corriqueiros de violência. O esquema de segurança envolve todas as instiuições, é amplamente debatido e posto em prática. A proposta do evento é a pluralidade, e é marcada pelo bom gosto cultural. Não é um evento pra quem quer bagunçar.
Assim, em um mega evento que movimenta meio milhão de pessoas, ter um ou outro caso de violência, não deve queimar a imagem do projeto. Embora não devamos deixar passar impune, fazendo a cobrança de responsabilidades.
O acontecimento ganha repercussão justamente por não se tratar de algo comum.
Se alguém, mau intencionado, quiser colocar uma arma para dentro de qualquer evento, qualquer que seja, vai colocar, pois os tapumes servem apenas para isolar uma área e não para impedir a criminalidade. Até mesmo a revista nas entradas da praça não têm como impedir, em 50 mil pessoas em uma noite, que passe uma arma bem escondida. Pequenos roubos e furtos acontecem em um grande aglomerado de pessoas, pois os elementos já chegam com esta intenção.
É uma pena que a ação criminosa de um elemento tenha manchado a apresentação dos Racionais MC´s, e um pouco do brilho da festa, já que deveríamos estar ocupando este espaço aqui para falar das tantas coisas boas do Festival.
Desejamos ao casal um breve recuperação e que o bandido seja preso, julgado e condenado, por colocar a vida de tantas pessoas em risco.
PS: Muitos outros fatos desta natureza já aconteceram em festas na região em noites de apresentações dos mais variados artistas e ritmos populares. Na grande maioria quando existe o incentivo ao alcoolismo adolescente e a vulgarização do sexo.