quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Projeto que certificará Hospital Dom Moura como Hospital de Ensino‏‏ segue para os Ministérios da Saúde e da Educação. SAIBA MAIS!



Durante solenidade realizada em Garanhuns, na manhã da última quarta-feira (19/08), o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, lançou projeto para certificação do Hospital Dom Moura, junto aos ministérios da Saúde e Educação, como Hospital de Ensino. O objetivo é que o serviço, referência para todo o Agreste Meridional, passe a atuar como campo prático de formação para novos profissionais de saúde.

Presente no evento, o reitor da UPE, Pedro Falcão, comentou a importância do curso para a Região. “Essa ação é um divisor de águas na consolidação do polo de educação em saúde de Garanhuns e a UPE tem o compromisso da melhoria na formação educacional em saúde e vamos continuar investindo para qualificar o corpo docente da Universidade na região”, completou.

O diretor do Hospital Regional Dom Moura, Dr. Luís Melo, lembrou que o hospital já vem investindo sistematicamente na capacitação do corpo funcional, e que a certificação vai transformar a realidade do atendimento de saúde regional.
  
O projeto para certificação do Hospital Dom Moura busca qualificar a gestão e assistência oferecida na unidade, visando garantir as boas práticas de ensino e pesquisa de interesse para o Sistema Único de Saúde. “Esperamos fortalecer o papel de ensino e pesquisa dentro do Dom Moura. Assim, poderemos contribuir para formar o profissional de saúde na própria região, garantindo mão de obra qualificada para o SUS e possibilitando a descentralização dessa certificação para o Interior”, comentou o secretário Iran Costa.

O evento contou com representantes das Secretarias de Saúde dos 21 municípios da abrangência da V GERES, inclusive a gestora regional, Dra. Catarina Tenório, o diretor do Hospital Dom Moura, Luís Melo, o Coordenador Geral da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, representantes da Secretaria Estadual de Saúde, a exemplo da Dra. Ricarda Samara, secretária-executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Dr. Mário Moreira, diretor geral de regionalização, Juliana Lopes e Silvânia Monteiro, que representou a Gerência de Expansão e Qualificação à Atenção Primária. Itamar Lages da Superintendência do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco, dentre outros representantes de instituições ligadas à saúde e educação.

Também participaram diversos secretários de saúde, representados na mesa por Alfredo Goes, de Garanhuns, e Nilva Mendes, vice-presidente regional do COSEMS, e secretária no município de Lagoa do Ouro.

CERTIFICAÇÃO NOS MINISTÉRIOS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE 

O processo de credenciamento do Hospital Dom Moura passa por diversas etapas e conta com uma série de protocolos. A expectativa é que a certificação ocorra até o segundo semestre de 2016, o que ampliará os programas de residência existentes no hospital regional de referência.

Curso de preceptores – Ainda durante o evento, a Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) lançou o Curso de Aperfeiçoamento para Preceptores do Sistema Único de Saúde (SUS), que faz parte da implantação do projeto SUS Escola na V Gerência Regional de Saúde (Geres). Em Garanhuns, a execução do projeto contará também com a participação da Universidade de Pernambuco (UPE). O curso foi apresentado pela gerente da ESPPE, Célia Borges.

No evento, também foi lançada pela V GERES, a Cartilha para o Coordenador de Atenção Básica. O projeto pioneiro no estado foi elaborado na própria V GERES e servirá de referência para o estado.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.