Foi realizado nesta quinta (10/09), em Bom Conselho o primeiro encontro para a implantação das cisternas de Primeira Água que serão construídas pela FETAPE, com recursos do Governo Federal e Governo Estadual, no programa Águas para Todos.
No encontro estavam presentes os representantes das 20 Associações de agricultores familiares da região, o ProRural-Garanhuns e a FETAPE. Em consenso, Foi decidido que os primeiros povoados a receberem as cisternas são Angico, Angico de Cima, Lagoa Comprida, Queimada Grande, Lagoa Primeira, Barrocão, Igreja Nova Lagoa do Jerimum e Serra Verde.
No total serão 2.000 famílias atendidas pelo programa, com o objetivo de implantar equipamentos destinados à captação e armazenamento de água para consumo humano.
A tecnologia é simples e de baixo custo: a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas e armazenada nas cisternas construídas com placas de cimento, permitindo que uma família de até cinco pessoas possa ter água para beber e comer por até oito meses.
Texto e Fotos: Dario Ferraz