Antônio Campos vai consolidando pré-candidatura em Olinda |
Duas pré-candidaturas muito fortes, e que representam grupos consolidados em Caruaru e Petrolina, podem deixar o PSB.
No sertão, o deputado estadual Lucas Ramos, com apoio do federal Gonzaga Patriota e da comissão local do partido, vinha se movimentando para ser o candidato socialista no município, inclusive tinha a possibilidade de conseguir o apoio do atual prefeito, Júlio Lóssio (PMDB), arrastando o adversário socialista para a Frente Popular. Lucas Ramos é filho de Ranílson Ramos, ex-deputado e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado..
A família Coelho se movimentou e retomou as rédeas do processo. O deputado estadual Miguel Coelho, filho do senador Fernando Bezerra e irmão do federal Fernando Filho, assumiu a comissão provisória. Este último, deve ser o candidato socialista.
Em uma possível reviravolta, Lucas Ramos pode ir parar no PMDB, atendendo o convite de Jarbas Vasconcelos e sendo o candidato de Júlio Lóssio à sua sucessão.
Situação parecida acontece em Caruaru.
Raquel Lyra, deputada estadual, filha do ex-governador João Lyra, pode não ter o apoio do seu partido, o PSB, para concorrer à prefeitura. O comando da legenda pode ficar com Jorge e Laura Gomes, e os caminhos em 2016 serem diferentes para os vários grupos que apoiaram Paulo Câmara por lá.
Raquel pode se articular para deixar o partido e disputar a eleição. A questão sobre mudança de partido antes das eleições está sendo votada no Congresso, pois seu mandato vai até 2018, e aí, não compensaria trocar o certo pelo duvidoso.
Lembrando que será a primeira vez que a eleição em Caruaru pode ter segundo turno.
Não será fácil para a Frente Popular coordenar tantos grupos, muitos deles adversários, nas campanhas municipais. E pelo visto, o PSB vai ter muito trabalho internamente.
A prioridade Nº 1 será manter Geraldo Júlio no Recife. Depois tem Antônio Campos, em Olinda, cada vez mais candidato, e João Fernando em Jaboatão, embora Heraldo Selva, atual vice-prefeito, possa ter o apoio de Elias Gomes (PSDB), e aí partir para uma campanha mais forte.
Em Garanhuns, o PSB ainda não tem candidato, e parece não ter pressa para definir.