segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Carlos Batata busca soluções para segurança pública de Capoeiras




Caro Ronaldo,

Estive na última 6ª feira (23.10), juntamente com o deputado estadual Alberto Feitosa, numa audiência com o secretário de defesa social, Dr. Alessandro Carvalho de Mattos, ocasião em que fizemos um breve relato da situação em que se encontra a segurança pública no agreste meridional e, em especial, o município de Capoeiras.

A população da zona rural e da cidade se encontra sitiada, sem poder exercer plenamente o seu direito constitucional de ir e vir, dado o medo que se instalou pela onda de violência no município (Em apenas uma semana, ocorreram 11 assaltos, 1 atentado homicida que resultou 2 feridos e 1 homicídio. Os meliantes assaltaram 2 mercados, farmácia, caminhão, motocicleta e carro de feirantes que se dirigiam da zona rural para a feira, na cidade. Chegaram, inclusive, a agredir fisicamente mulheres, por não possuírem dinheiro ou pertences).

Durante a reunião com o secretário, entregamos um documento solicitando providências urgentes para que o Estado se faça presente, a fim de garantir a segurança da população do município, e a designação de um delegado especial para apurar os crimes ocorridos.

De imediato, ele autorizou a ida do GATI (Grupo de Apoio Tático Itinerante da PM) ao município de Capoeiras, para realizar ações em parceria com o serviço de inteligência da Secretaria de Defesa Social. Comunicou, ainda, o 9º BPM (Garanhuns) da necessidade de ações policiais mais frequentes, principalmente nos dias em que é realizada a feira da cidade. 

Sabemos que a segurança pública é um dever do Estado (governo federal, estadual e municipal). É importante que cada um dos entes federativos cumpra a sua parte. Cabe ao município, portanto, promover ações para promover a segurança de seus habitantes, pelo menos, celebrando convênios com a SDS, para assumir despesas emergenciais como: combustível e manutenção de viaturas, alimentação adequada dos policiais etc. e, ainda, formar uma guarda municipal treinada para dar suporte às polícias civil e militar; instalar sistema de segurança com câmeras nas vias públicas e manter um bom serviço de iluminação pública. 

O que é grave é que, pelas informações que se têm, essas iniciativas não existem por parte da atual gestão municipal.

Como cidadão e membro das oposições ao atual governo do município, temos a consciência de que estamos cumprindo com o nosso dever e vamos continuar acompanhado para que as ações do governo estadual e municipal sejam colocadas em prática.

Atenciosamente.

CARLOS BATATA
Ex-Deputado Federal e ex-prefeito de Capoeiras

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.