quinta-feira, 31 de março de 2016

Noite de lançamentos dos vencedores do 3º Prêmio Pernambuco de Literatura‏



Acontece nesta quinta-feira (31), a partir das 19h, no Museu do Estado de Pernambuco, o lançamento coletivo e noite de autógrafos dos vencedores do Prêmio Pernambuco de Literatura 2015, organizado pela Companhia Editora de Pernambuco, Secretaria de Cultura do Estado e Fundarpe. O concurso, voltado exclusivamente para a revelação de novos talentos pernambucanos de todas as regiões do Estado, traz na safra desta terceira edição os livros Êxodo (poesia), de Carlos Gomes; Watsu (poesia), de José Juva; Nós, os bichos (contos), de Luiz Coutinho Filho; Manuscrito em grafite (contos), de Rejane Paschoal e Caninos amarelados (contos), de Mario Filipe Cavalcanti .

O grande vencedor do certame foi "Êxodo", poema épico e segunda obra publicada do escritor e crítico literário recifense Carlos Gomes. Em 2012, ele lançou o livro de contos “Corto por um atalho em terras estrangeiras”. Também no gênero da poesia, "Watsu" é a quarta obra publicada do jornalista e mestre em Teoria da Literarua José Juva, também do Recife.

O livro de contos "Nós, os bichos" é a segunda obra literária do escritor recifense, professor universitário e neurologista Luiz Coutinho Dias Filho. Rejane Paschoal, autora de "Manunscritos em Grafie" (contos), foi a primeira mulher a ter obra destacada nas edições do Prêmio Pernambuco de Literatura. Recifense e formada em Direito e em Educação Física, ela recebeu menções honrosas no I Concurso Cepe de Literatura Infantil e Juvenil, com o livro Histórias do Encantarerê, e no I Prêmio Pernambuco de Literatura, com o livro de contos (inédito) "Memórias para o livro de Nina". 

Autor dos livros de contos "Comédia de enganos" (Penalux, 2013) – semifinalista no Prêmio Sesc de Literatura 2014 –, "O circo" (EdUFPE, 2015) e "Morte e vida e outros contos" (EdUFPE, no prelo), o escritor e advogado recifense Mario Felipe Cavalcanti também foi destaque na terceira edição do prêmio Pernambuco de Literatura com o seu livro de contos "Caninos amarelados".

A terceira edição do Prêmio Pernambuco de Literatura contou com 164 obras inscritas, das quais 18 foram selecionadas como finalistas. Como grande vencedor, Carlos Gomes recebeu um prêmio no valor de R$ 15 mil. Os demais ganhadores levaram R$ 5 mil, cada um. Além dos valores em dinheiro, todos terão mil exemplares de seus livros editados pela Cepe Editora.

Os livros, além da distribuição formal em livrarias e feiras pelo país, serão divulgados a partir dos projetos Livros Livres, Escambo de Livros e, o mais recente, Outras Palavras. Através de uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado, o Outras Palavras já tornou possível a distribuição de mais de mil exemplares dos livros vencedores das edições anteriores para 120 escolas públicas de Pernambuco.

Serviço:
Lançamento dos livros vencedores do 3º Prêmio Pernambuco de Literatura
Data: Quinta-feira, 31 de março de 2016
Local: Museu do Estado de Pernambuco – Av. Rui Barbosa, 960 – Graças/Recife
Horário: 19h
Entrada gratuita, venda de livros e mesa de autógrafos no local

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.