segunda-feira, 25 de abril de 2016

Construção do Garanhuns Garden Shopping vai atrasar

Na crise, novos shoppings não saem do papel


Publicado no Diário de Pernambuco

Três malls com inauguração prevista para 2017 em Pernambuco vão atrasar a finalização do projeto

Os shoppings Garanhuns Garden, Petrolina Park e Metropolitano (Jiquiá), que seriam inaugurados em 2017, junto com o Patteo (Olinda) e o Camará (Camaragibe), estão com projetos em espera e não sairão mais do papel no próximo ano. As empresas responsáveis por dois deles, a Tenco (Garanhus) e a Ancar Ivanhoe (Metropolitano), confirmaram o atraso das inaugurações, mas confirmam a execução do projeto entre 2018 e 2019. Já a Class Empreendimentos, responsável pelo Petrolina Park, parou até de atender os telefones disponíveis de comercialização de lojas e não divulgou novo prazo para o mall. Para a Associação de Lojistas de Shopping de Pernambuco (Aloshop-PE), a demora sinaliza falta de demanda de lojistas que queiram investir. Já para a Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), a cautela seria apenas para alinhamento das obras com o mercado.

“Estamos vendo um medo coletivo do consumo. Então, cabe aos empreendedores repensarem, ajustarem e adiarem suas programações de forma que não tenham prejuízos”, afirma Paulo Carneiro, presidente da Apesce. Segundo ele, para os consumidores, o cenário é ruim porque há uma paralisação do mercado que impede a oportunidade do consumo perto de casa. “Cidades que ainda não tem nenhum shoppping, saem perdendo ainda mais com essa cautela.”

Ricardo Galdino, presidente executivo da Alshop-PE, por sua vez, acredita que os planos estão atrasados por falta de lojistas interessados ou com condições de investir nos malls. “Os contratos atuais de shoppings exigem um investimento alto dos lojistas que, neste momento, precisam pensar com calma e avaliar. Os malls que não começaram a fechar lojas podem e devem atrasar porque o mercado atual não está favorável”, ressalta Galdino.

Seis mil empregos ficam no papel

Os projetos dos shoppings Garanhuns Garden, Petrolina Park e Metropolitano juntos representam mais de 600 lojas e pelo menos seis mil empregos direitos para o estado. O Metropolitano é o único deles no Recife. O mall será construído no Jiquiá (nas margens da BR 101, próximo ao edifício-sede da Justiça Federal). Até o momento, o empreendimento, orçado em R$ 250 milhões, inclui 236 lojas, 14 âncoras e estacionamento de 1,3 mil vagas e tem previsão para 2018. Mesma data de inauguração do Garanhuns Garden, que atualmente espera a execução do acesso viário na cidade para iniciar as obras e terá 175 lojas, seis âncoras e mais de mil vagas de estacionamento. O Petrolina Park Shopping da Class Empreendimentos, terá 200 lojas, 14 âncoras e duas mil vagas de estacionamento mas não teve nova data divulgada.

http://www.diariodepernambuco.com.br/

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.