sexta-feira, 29 de abril de 2016

Municípios se únem em Pernambuco para discutir planejamento urbano e ambiental



Cerca de duzentas pessoas participaram, nesta quinta-feira (28), do Seminário Norte Metropolitano e Mata Norte: Desafios e Oportunidades, promovido conjuntamente pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem e pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – Sudene. O objetivo foi o de discutir ações que levem ao desenvolvimento urbano e ambiental de forma ordenada e integrante de 11 municípios do território norte pernambucano.

A ação faz parte das atividades previstas por um convênio entre a Agência Condepe/Fidem e a Sudene para fortalecimento institucional de 11 prefeituras do território: Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma, Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife, e de Goiana, Itambé, Itaquitinga e Timbaúba, na Mata Norte. A ideia é capacitar 110 técnicos destes municípios para atuarem em políticas públicas de Planejamento Urbano e Ambiental, buscando fazer com que as administrações municipais se preparem tecnicamente para exercerem o controle nessas duas áreas. O investimento é de cerca de R$ 220 mil.

“Um dos grandes desafios municipais é alcançar o crescimento urbano com sustentabilidade ambiental”, afirmou o presidente da Agência Condepe/Fidem e secretário executivo de Apoio aos Municípios da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Flávio Figueiredo. Ele enfatizou ser preciso que as prefeituras tenham consciência da importância da oportunidade de fortalecimento institucional. “A partir daí, estes servidores podem criar cidades mais sustentáveis em todos os sentidos e boas de se viver. Este é o nosso grande objetivo. Melhoria da qualidade de vida da população”, disse.

O representante da Sudene, João Barreiros, destacou o apoio da entidade às ações de fortalecimento institucional nas administrações municipais, frente ao desenvolvimento da governança local. Já os prefeitos elogiaram a iniciativa da realização do seminário. Para Fred Gadelha, de Goiana, “planejar é se antecipar às situações, de forma a tornar mais fácil o alcance de soluções mais eficazes, principalmente quando se pensa de forma conjunta e integrada”.

Estavam presentes secretários executivos estaduais, prefeitos e secretários municipais, técnicos do Governo estadual, representantes do empresariado e da sociedade civil, entre outros. Na programação do evento houve a realização de uma palestra e de mesa redonda onde todos puderam debater a temática.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.