Mais de 20 mil animais foram vacinados contra a raiva em Garanhuns, contabilizando 93,3% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Este percentual garante segurança contra o vírus circulante da raiva. Dos animais vacinados, 15.247 são cães e 4.979 gatos. No dia 2 de abril foi realizada a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica na zona urbana de Garanhuns. Após essa data, a mobilização continuou e ainda está sendo realizada nos distritos, comunidades e toda a zona rural do município.
O diretor da Vigilância em Saúde de Garanhuns, Marcos André, explicou a relevância da imunização para o município. “A raiva é uma doença extremamente perigosa e é uma das principais zoonoses que nós temos. Manter Garanhuns protegida dessa doença é a nossa motivação em fazer essa mobilização de forma tão forte na zona urbana e, também, na zona rural. Promover essa mobilização é de fundamental importância para manter todo o município seguro”, afirmou o diretor.
Doença
A raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas ou pele lesionada. Apresenta letalidade de aproximadamente 100%.
Foto: Ruthe Santana – Secom/PMG