Patrocinadores do São João de Caruaru |
Recebemos uma informação interessante, e pela quantidade de logomarcas no site oficial, acreditamos ser real: O São João de Caruaru arrecadou mais de R$ 9 milhões de patrocínios. Estão lá grandes empresas, bancos, indústria de bebidas, cartões de crédito, governos, etc.
Garanhuns terá seu 26º Festival de Inverno, portanto, caminhando para comemorar a terceira década, como um evento de grande magnitude, que atrai gente de todo o Nordeste. Mais de 500 mil pessoas passam pelos nossos diversos polos multiculturais... Mas...
Não conseguimos transformar o FIG em um produto atrativo para as grandes empresas aportarem aqui suas verbas de divulgação e patrocínios, e por isso, continuamos totalmente dependentes do Governo do Estado, que este ano colocou apenas R$ 1.2 milhões no forró de Caruaru. Aqui vem com quase R$ 6 milhões e é um Deus nos Acuda, porque é menos que no ano passado, que por sua vez já foi menor que no anterior.
Isto mostra que não se pode esperar muito nos próximos anos para o FIG. A prefeitura coloca R$ 400 mil e diz que "salvou" o festival. Em uma mostra de que tem coisa errada na concepção, produção e "venda" deste produto valioso, pois tratamos de evento, cultura e povo na rua.
Portanto, mãos à obra, vamos produzir um material, um produto e um projeto que atraia os grandes patrocinadores. Precisamos disto com urgência, pois o FIG já é de maior e não pode ficar à mercê dos governos e das crises econômicas nacionais. Estado e Prefeitura precisam debater a forma de dar um up na captação de recursos, e isto é bom para todo mundo!
Não se explica que um evento deste porte funcione somente com receitas do estado e patrocínios locais, subvalorizados. Potencial o FIG tem, falta profissionalizar a oferta do produto aos grandes patrocinadores.