terça-feira, 27 de setembro de 2016

UPE: Professores Pedro Falcão e Karl Schurster em noite de autógrafos na Livraria Saraiva





A comunidade acadêmica da Universidade de Pernambuco (UPE) esteve presente, na noite desta segunda (26/09), no lançamento do livro “Educação, Política e outras histórias” organizado pelo reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, juntamente com o também professor e coordenador de desenvolvimento da Graduação da instituição, Karl Schurster. O lançamento da publicação, editado pela Autografia e Edupe, aconteceu na Livraria Saraiva do Shopping RioMar.

O reitor parabenizou os colaboradores da obra e enfatizou a importância de se discutir a educação no país. “Temos que ficar atentos às mudanças no campo educacional para que possamos planejar o futuro. Investir em educação, diminuir as desigualdades sociais é o primeiro passo para o desenvolvimento de qualquer nação”, destacou Pedro Falcão.

Para o coordenador de desenvolvimento da Graduação da instituição, Prof. Karl Schurster, o livro veio num momento oportuno para tratar de temas relevantes para a educação hoje. “Não é possível continuar tratando a educação como gasto. Temos a clareza que independentemente do momento de crise financeira ou não, educação deve ser entendida como investimento. Sendo assim, em meio a conjuntura de crise de representação política e de ações no campo institucional do Estado para a educação, através do MEC, que retomam temas relevantes, mas de forma e conteúdos desconexos e verticais, o livro é uma contribuição a um campo do conhecimento complexo e que envolve a difícil relação entre a arte da política e a educação, bem maior de uma nação”, ressaltou. 

“Sendo assim, colocar a UPE nessa discussão, através do nosso livro, para discutir temas como a qualidade na educação, o financiamento, os direitos humanos, os currículos e a inovação, é de fundamental importância para podermos expor socialmente um diagnóstico de quais os temas a serem debatidos pelo campo educacional, quais seus problemas e entraves para que o país possa avançar e não vivenciar novamente a eterna modernização sem mudanças”, completou Prof. Karl.

Pedro Falcão entre Izabel e Socorro Cavalcanti
Participaram ainda do lançamento a vice-reitora, Profª Socorro Cavalcanti, o ex-reitor, Prof. Carlos Calado, o diretor da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (Fcap/UPE), Prof. Marcos Meira, o vice-diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM/UPE), Prof. Eliézer Rushansky, o diretor do Instituto de Apoio a UPE (Iaupe), Prof. Roberto Santos, a diretora dos campi Mata Norte e Sul, Profª Auxiliadora Campos, o coordenador do Prolinfo, Prof. Carlos Silva, o gerente administrativo financeiro do Iaupe, Prof. Cláudio Dubeux, o pró-reitor de Graduação da UPE, Prof. Luiz Alberto. Além de familiares do reitor, Prof. Pedro Falcão.

Na ocasião também foi lançado o livro “Imagens em movimento – Ensaios sobre cinema e história”, organizado pelos professores José Maria Gomes de Souza Neto, Karl Schurster e Leandro Couto Carreira Ricon.

Sobre o livro - O livro Educação, Política e Outras Histórias, vem problematizar questões chaves para o debate no campo educacional no século XXI, entendendo que ao falar de educação e sua relação com a política, devemos levar em consideração o quão diverso e plural é o nosso país e que qualquer tentativa de generalização seria equivocada.

Os autores, através da reunião de diversos especialistas, discutiram um horizonte de perspectivas que passam pela formulação de políticas públicas para a educação, indo desde a gestão de recursos financeiros, passando pela inovação, pelas tecnologias educacionais, pelo debate dos direitos humanos e pela questão da diversidade de gênero, ou seja, pensar como esses 'grandes temas' estão sendo debatidos hoje.

Por fim, é disponibilizado um conjunto de quatro resenhas de livros significativos para o entendimento de temas contemporâneos da educação brasileira.

Texto e fotos: Imprensa da Universidade de Pernambuco

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.