segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O trabalho de Luzia da Saúde em Garanhuns e outros destaques da nova Câmara Municipal



Os apostadores davam a disputa entre Gersinho Filho e Zaqueu como certa para ver quem seria o mais votado, outros iam além e colocavam Carla de Zé de Vilaço na disputa. Mas, veio a surpresa, e Luzia da Saúde foi a campeã de votos na eleição para vereador em 2016, em Garanhuns, com 4,4% dos votos válidos. É como se a cada 20 eleitores do município, um votou na parlamentar.

Gersinho contou com estrutura de fazer inveja a candidatos a prefeito da região. Zaqueu trazia o recall da candidatura de deputado e o fato de ter sido o mais votado na última eleição, e Carla pela proporção que tomou sua campanha na reta final, com apoio de muitas lideranças ligadas a prefeitura. Poderia surpreender os dois principais.

É lógico que não se deve menosprezar a votação dos três, que foram eleitos com bons números, mas serve de base para chegarmos ao números de Luzia e tentar entender sua votação.

De atuação parlamentar mais discreta, tímida, com poucos discursos, é no contato com a população que Luzia da Saúde se destaca. Tendo como principal reduto o bairro carente de Manoel Xéu, Luzia mantém programas sociais, trabalhando com jovens, idosos e mulheres, e atende diretamente as pessoas que precisam dos serviços da prefeitura, principalmente em sua área, a saúde.

A força da prefeitura foi imprescindível na eleição deste ano, e Luzia, com seu serviço prestado, é uma boa história pra contar!

Entre as novidades, destaque para Professor Márcio (1.784 votos), Betânia (2.160 votos) e Marinho do Sítio Estivas (2.297 votos). Além da volta dos ex-vereadores Daniel (da Saúde) e Ary Jr. Como novidade também, a eleição de Tonho de Belo, que mesmo com votação menor, apenas 669, conseguiu entrar devido sua coligação alcançar o quociente.

Reeleitos, além dos já citados, Luzia, Gersinho, Zaqueu, Carla, tem ainda, Alcindo, Gil e Audálio. Do total, até o momento, a Câmara terá sete reeleitos, a volta de dois ex-vereadores e quatro novidades.

Lembrando que o TRE ainda vai julgar o recurso de Johny Albino, único eleito pela oposição, e que precisa reverter decisão da justiça eleitoral.

Garanhuns perde com ausências na Câmara como Sivaldo, Sílvio, Paulo Leal, Claudio Taveira e Nelma Carvalho, mas sobre isto, faremos a posteriori novo comentário. Haroldo deixa o legislativo, eleito vice-prefeito.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.