O próximo final de semana será decisivo para estudantes de todo o país. Nos dias 05 e 06 de novembro, acontece o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Para enfrentar o exame, os estudantes das escolas estaduais do Agreste Meridional receberam um apoio a mais desde setembro deste ano.
Por meio do projeto “Intensivo é na Rede Estadual”, a Gerência Regional de Educação (GRE) promoveu seis aulões preparatórios para as provas. As manhãs de estudo aconteceram em sábados dos meses de setembro e outubro, chegando a reunir 351 em um único dia. Com uma metodologia diferenciada e atrativa, quem conduziu os aulões foram docentes da própria rede estadual e professores formadores da GRE.
Durante os dias 03, 10, 17 e 24 de setembro e 08 e 29 de outubro, foram trabalhadas as disciplinas de Biologia, História, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática, Literatura, Redação, Química, Sociologia e Filosofia, de forma a contemplar todas áreas de conhecimento exigidas na prova do Enem.
Para a gerente da GRE, professora Adelma Elias, a instituição não tem medido esforços para garantir que um dos objetivos do Ensino Médio, que é a preparação para o Ensino Superior, seja alcançado. “Aderir ao Projeto ‘Intensivo é na Rede Estadual’, oferecido pela Secretaria Estadual de Educação, é uma das maneiras de fortalecer as aprendizagens dos estudantes de 3° ano e prepará-los para o acesso ao Ensino Superior. A participação deste ano foi muito positiva. Conseguimos trazer professores capacitados e engajados no projeto, e atingimos o público esperado, advindo de quase todos os municípios da região. Isto foi fruto do trabalho da nossa equipe, que esteve bastante motivada e fez o melhor na mobilização dos gestores e estudantes”, comenta.
O projeto acontece anualmente, desde 2013, com o objetivo de contribuir para a consolidação das aprendizagens adquiridas ao longo do Ensino Médio, revisando os principais conteúdos aferidos pelo Enem. Desde então, mais de 4.500 pré-vestibulandos já foram beneficiados com a ação.