sábado, 28 de janeiro de 2017

Em vez de brigar, Caruaru e Campina Grande vão unir festas de São João


Consórcio pode criar formas das festas serem mais rentáveis para os municípios


Um modelo eficiente de festa junina. Nesta quinta-feira (26), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra e o presidente da Fundação de Cultura e Turismo Lúcio Omena estiveram, em Campina Grande, na Paraíba, reunidos com o prefeito do município, Romero Rodrigues, para uma troca de ideias sobre o São João. O foco da conversa foi de como tornar as duas maiores festas do Brasil mais econômicas e sem perder o foco, que é a valorização da cultura nordestina.

“Viemos aqui para discutir estratégias de buscar atrações que são importantes para o nosso São João, mas que possamos fazer essas contratações de forma conjunta. A ideia é fazer uma boa parceria e reduzir os custos onde for possível. É poder trabalhar uma ação para as duas cidades, como estratégia de fortalecer a nossa identidade cultural, dessa que é a maior festa para o nordestino”, disse Raquel Lyra.

O prefeito Romero Rodrigues elogiou a iniciativa da prefeita de Caruaru. “Me sinto feliz pelo gesto da prefeita que abriu essa possibilidade de diálogo. Dentro do contexto que ela colocou de preservar as tradições culturais regionais. Já estamos elaborando um modelo novo de gestão da festa com foco aprofundado na economia por conta da crise nacional. É um modelo que estamos estudando e devemos lançar um edital nos próximos dias, para quem sabe, juntos criarmos um modelo conjunto de São João para as duas cidades”, informou.


WESLEY SAFADÃO

Polêmicas como a de Wesley Safadão no São João de Caruaru 2016 tendem a desaparecer, pois uma das ações do acordo entre as prefeituras seria a de abrir cachés para evitar disparidades e até realizar contratações conjuntas.

Safadão tocou por quase metade do valor do caché em Campina Grande, em relação a Caruaru, que teria sido em torno de R$ 600 mil, e após a polêmica afirmou que estaria doando o caché para instituições de caridade do município.


RAQUEL LYRA

A nova prefeita de Caruaru tem dado um show de diálogo neste início de gestão, deixando arestas políticas de lado e buscando o melhor para sua cidade. Em menos de um mês já foi ao Governo do Estado, liderou um amplo programa de segurança pública que visa diminuir a violência urbana na cidade e agora vai até Campina Grande, com a qual disputa o título de Maior São João do Mundo, no intuito de criar formas de deixar as duas festas ainda mais fortes e rentáveis aos municípios.

Na contramão da gestão pública, Garanhuns vai brigando com o Governo, afastando-se dos investimentos sociais e se isolando do mundo. A crise bate na porta, setores da sociedade ficaram insatisfeitos com algumas nomeações de secretários, inclusive dentro do próprio governo já há choques, como mostra o jornalista Roberto Almeida, em seu blog neste sábado.

Hora de rever alguns conceitos. Política é uma coisa, administração pública é outra, embora intimamente ligados.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.