segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

IATI: Novena no Trapiá terá lançamento do filme: ORA PRO NOBIS, As Sertanejas

“ORA PRO NOBIS, AS SERTANEJAS”, FILME CONTEMPLADO NO FUNCULTURA AUDIOVISUAL – REVELANDO OS PERNAMBUCOS, SERÁ LANÇADO OFICIALMENTE NA COMUNIDADE DO TRAPIÁ (IATI-PE).



Todo mês de janeiro a comunidade do Trapiá celebra a novena de São Sebastião. As rezadeiras, destaques da festa, protagonizam o curta-metragem que será lançado no dia 20 de janeiro de 2017, sexta-feira, às 19h, no sítio que ambienta a história. 

O diretor, Genaldo Barros, nasceu e cresceu na comunidade acompanhando todo o ritual que envolve o festejo: a reza, a banda de pífanos, o leilão, o reisado. Já adulto, tornou-se “noitero”, que na cultura das novenas seria como um “patrocinador” do evento. Foi registrando esses janeiros que Genaldo produziu o curta-metragem que recebeu o incentivo do Funcultura Audiovisual, na categoria Revelando os Pernambucos. 

Desde a segunda metade dos anos 1980, Genaldo Barros registra em áudio e vídeo as Novenas do Trapiá (Iati-PE). Tais novenas são uma amostra do que ocorre em diversas comunidades rurais do Nordeste. O ritual é remanescente de índios e negros sob influência da colonização. 

 Conduzidas por um grupo de mulheres agricultoras, as novenas do Trapiá são centenárias e reúnem aproximadamente mil pessoas. As rezadeiras substituem os padres e os rituais celebrados no templo oficial da Igreja Católica. É uma expressão que não se orienta por hierarquia sacra. Além do ritual em si, as mulheres cumprem um papel social na comunidade através das cantilenas destinadas às “sentinelas” (velórios), das bênçãos de cura e dos terços de intenções (defuntos e ações de graças). 

Para além da intenção de narrar as histórias da região, o processo liminar da criação desses vídeos, passando pela exibição até a distribuição apontam para um espaço de encontros entre sujeitos que partilham do mesmo terreno simbólico como também para uma prática política, sendo o vídeo ativador de questões tais como a salvaguarda das manifestações religiosas populares e a produção audiovisual do interior do estado de Pernambuco. 

Sinopse: ORA PRO NOBIS, AS SERTANEJAS – Filme de Genaldo Barros 
Documentário, 20 minutos. 
Roteiro e Direção: Genaldo Barros; 
Câmera e Montagem: Marcela Camelo Barros; 
Finalização: Charles Martins; 
Fotografia Still: Geraldo Freire; 
Som Direto: Warley Pereira. 
Incentivo: Funcultura Audiovisual Contemplado na categoria Revelando os Pernambucos

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.