segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

O fim e a herança cultural do Garanhuns Jazz Festival


A prefeitura cancelou o Festival de Jazz no ano passado, informando que era apenas uma suspensão, mas parece que a decisão tem caráter definitivo, como todo mundo suspeitava.

O prefeito Izaías Régis informou que a prefeitura arcará com o Festival Viva Dominguinhos e o Natal Luz, em 2017, e o Festival de Inverno é do Governo do Estado. Assim, acaba também a discussão sobre a participação do município no FIG, principalmente com contratações de artistas nacionais. Em 2015, a prefeitura arcou com alguns cachés no Palco Mestre Dominguinhos, sendo que dois deles, Ana Carolina e Capital Inicial, acabaram no Ministério Público sob alegação de superfaturamento.

Não há nada que dê esperanças de que o Jazz possa voltar, embora a prefeitura tenha deixado claro em suas notas que era somente uma suspensão. O fim do Jazz deixa centenas de artistas sem palco e o município sem atividade econômica no período.

GARANHUNS JAZZ FESTIVAL

Era um evento relativamente de baixo custo e de grande resultado para o Trade turístico, além da repercussão positiva na mídia e resultado cultural. O Jazz proporcionou momentos de interação artística nunca vistos em Garanhuns, e ainda colhe resultados, como o Cláudio Lins, por exemplo.



"Artista garanhuense monta show solo de blues, abordando clássicos do estilo, instrumentais autorais e versões "bluseiras" de consagrados artistas nacionais. Tudo embalado na voz, violão e violão slide de Claudio Lins..

A apresentação acima está na página do artista garanhuense, apaixonado pelo Blues! Feito Cláudio, podemos citar tantos outros, órfãos do Jazz Festival, evento que fazia parte da atmosfera da cidade, como alternativa ao carnaval momesco do estado.

É claro que a gente torce que Cláudio tenha vários palcos para mostrar seu trabalho, mas imagina em um Festival de Jazz and Blues!! E em casa. Curtem o blues, contate o artista:

Face do Cláudio: https://www.facebook.com/ClaudioLins13?ref=ts&fref=ts

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.