segunda-feira, 24 de abril de 2017

GRE reúne todos os diretores de escolas estaduais do Agreste Meridional




Em continuidade das ações de gestão compartilhada adotadas pela GRE do Agreste Meridional, a Gerência realizou na última quinta-feira (20) o II Colegiado de Gestores Escolares de 2017. A pauta teve a contribuição da Gerência de Avaliação e Monitoramento das Políticas Educacionais da Secretaria de Educação – que trouxe a Garanhuns a “GAMPE Itinerante” –, e contou com um estudo sobre o perfil da gestão escolar no Agreste Meridional, com base no estudo da avaliação de desempenho dos diretores.

Para a primeira parte do colegiado, também foram convidados representantes das Secretarias de Educação dos 22 municípios vinculados à GRE do Agreste Meridional. Junto com os gestores das escolas estaduais, eles foram imersos no estudo da avaliação enquanto ferramenta de gestão educacional, trazido pela GAMPE Itinerante. Nesta parte, técnicos da Gerência de Políticas Educacionais para o Ensino Fundamental (GEPAF) e Ensino Médio (GPEM) fizeram uma ponte entre o diagnóstico proporcionado pelas avaliações de larga escala com as propostas de formação continuada para professores. 

O segundo momento ficou por conta da GRE. A gerente Adelma Elias fez os alinhamentos sistemáticos das demandas que dizem respeito às competências das escolas, e trouxe um extrato da última avaliação de desempenho da função de diretor escolar, realizada nos últimos meses de fevereiro e março na rede estadual. A partir da análise dos resultados obtidos com a avaliação, a GRE formulou um perfil da gestão escolar na região e apresentou em que dimensões os diretores foram melhor avaliados e quais os aspectos que precisam de revisão. 

A prática de Colegiados de Gestores vem sendo adotada pela gestão da GRE como forma de integrar Gerência Regional e escolas no planejamento e execução das políticas educacionais. Em 2016, dez colegiados foram realizados com diretores e outros membros das equipes gestoras das unidades de ensino.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

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