O assunto do dia em Garanhuns foi a saída do Secretário Alfredo Gois da pasta de Saúde. Aliás, saída não, teremos uma espécie de aviso prévio, pois o secretário permanece mais 30 dias comandando a pasta para entregar ao sucessor, que ainda não foi definido. Alfredo assumiu após uma opção frustrada de Izaías importar um secretário. Não deu certo.
A informação oficial é que o secretário entregou uma carta ao prefeito pedindo exoneração e um prazo de 30 dias para sair definitivamente. Os motivos para ambas as situações não ficaram totalmente claros, deixando a especulação tomar conta nas rodas de conversa. Contudo, parece que a decisão de Alfredo já era esperada.
Desde o anúncio do secretariado, após a eleição do ano passado, que era especulada mudança na secretaria, e ela não aconteceu. Alfredo continuou, surpreendendo muita gente. Contudo, vem há algum tempo sendo alvo de boatos, denúncias anônimas e possivelmente, fogo-amigo.
É claro que o segundo governo de Izaías vem sendo marcado por situações que antes não sofria, quando era quase unanimidade. Vem perdendo apoios sociais, sendo criticado em off, tem problemas internos, e que pode levar a uma maior rejeição a continuar este roteiro.
E a impressão que dá, em vários aspectos, é que estas situações estão nascendo no seio da própria gestão municipal, pois nem se pode dizer que exista oposição, pelo menos não abertamente.
*As notas oficiais, em geral, que deveriam dar explicações, na prática estão virando confetes, com todo mundo elogiando todo mundo, nem parece que existe uma saída extemporânea, com a ruptura em uma das pastas mais importantes da administração.