quinta-feira, 18 de maio de 2017

Arcoverde planeja implementação do Sistema Municipal de Cultura



A Secretaria de Cultura e Comunicação da Prefeitura de Arcoverde está dando continuidade às reuniões com o movimento cultural da cidade, com discussão e planejamento para a implementação do Sistema Municipal de Cultura. Após a criação da nova Secretaria – que foi uma reivindicação feita pela categoria. 

Em Garanhuns, a Secretaria de Cultura foi absorvida pela de Turismo na atual gestão, e não existe planejamento para instalação de conselhos, lei de incentivo ou do Sistema Municipal, como política cultural.

A própria prefeita Madalena Britto e o vice-prefeito Wellington Araújo chegaram a participar das reuniões. A reunião desta terça-feira (16) contou com o representante do Ministério da Cultura, Nilton Valença e da consultora do Centro Luiz Freire e Coordenadora da Implementação do Sistema Municipal de Cultura em Arcoverde, Érika Nascimento.

SMC - O objetivo do Sistema Municipal de Cultura é descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural, para que todos os projetos tenham continuidade, mesmo com a alternância de governos. É um modelo de gestão criado pelo MinC para estimular e integrar as políticas públicas culturais implantadas por governo, estados e municípios.

O mínimo que o município deve implantar é: uma secretaria de cultura, um conselho de política cultural, uma conferência periódica de cultura, um plano de cultura e um sistema de financiamento (fundos de cultura).

Como podemos ver, Garanhuns deu passos para trás nesta questão.

Arte: Robson Lima

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.