Nesta sexta-feira, dia 26, a cidade de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, realiza uma Audiência Pública sobre o enfrentamento da seca na Bacia Leiteira de Pernambuco, às 10h, na sede da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam) convocada pela Assembleia Legislativa do Estado. O encontro partiu do Movimento "A Força do Leite", que jpá realizou reuniões, passeatas, esteve na ALEPE e no Governo do Estado, para ampliar o debate e buscar soluções para a crise no setor.
O deputado Júlio Cavalcanti enviou nota para a imprensa, na qual destaca, “mesmo com a crise, a Bacia ainda produz mais de milhão de litros de leite por dia e agrega aproximadamente 400 mil pessoas, demonstrando toda a sua importância para a economia pernambucana”. Ele lembra que os criadores viram sua produção leiteira ser reduzida pela metade nos últimos seis anos devido a seca que atinge toda a bacia leiteira pernambucana.
Como um dos participantes da audiência na manhã desta sexta, o parlamentar trabalhista cita pontos importantes que devem ser debatidos no encontro que reunirá políticos, criadores e a população do agreste pernambucano, a exemplo da descentralização da oferta de milho, a garantia da oferta de água e alimentação alternativa para o gado.