segunda-feira, 12 de junho de 2017

AGRESTE: Mais de 5000 estudantes passarão por exames oftalmológicos e podem ganhar seus óculos em Garanhuns e região




Mais de 6000 estudantes das redes estadual e municipal de educação receberão avaliação oftalmológica, e, se for o caso, ganharão seus óculos. Toda a estrutura de clínica e fábrica de óculos será montada na AGA, em Garanhuns. Desde a sexta-feira (09), uma equipe de estrangeiros já se encontra na GRE-Agreste Meridional, realizando o inventários das lentes e armações que serão utilizadas durante o projeto. A solenidade de abertura acontece na Câmara de Vereadores, às 17h30.

Durante a ação, os alunos da rede estadual com necessidade de óculos recebem em 24h seus óculos na própria unidade educacional, já os alunos das redes municipais (21 cidades) receberão no dia 21/06 seus óculos na AGA.

A ação ocorrerá durante o período de 12 à 22/06/2017, com meta diária de 600 atendimentos e contará com uma equipe multiprofissional mobilizada pela FAV e Fundação Onesight formada por médicos oftalmologistas, oftalmopediatras, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos em exames, assistentes oftalmológicos, recepcionistas e tradutores, além de intercâmbio com 40 voluntários estrangeiros de várias nacionalidades (Estados Unidos, Itália, Peru, China, Inglaterra, México, Canadá e Brasil) responsáveis pela fabricação dos óculos.

PROJETO ONESIGHT NO AGRESTE MERIDIONAL

A V Gerência Regional de Saúde e a GRE - Agreste Meridional, juntamente à Fundação Altino Ventura, habilitada pelo Sistema Único de Saúde e prestadora de serviços oftalmológicos no Estado de Pernambuco, realizam avaliação oftalmológica a partir desta segunda-feira (12), em mais de 50.000 alunos de várias Escolas da Rede Pública em parceria com a Fundação OneSight, norte-americana do Grupo Luxottica, uma família de programas beneficentes de cuidados da visão dedicados a melhorar a visão de pessoas no mundo por meio de extensão, pesquisa e educação que fará a doação dos óculos. Toda a ação acontece na AGA, com o deslocamento dos estudantes feitos pelas secretarias municipais, parceiras da ação.

A iniciativa do Governo do Estado, atendendo os alunos através do Programa Boa Visão e também de 21 municípios da Regional de Saúde beneficia também alunos das Redes Municipais de Educação objetivando avaliar a acuidade visual das crianças e estudantes. Esta aliança entre o Governo e os municípios garantem a vinda da Caravana do Projeto OneSight, instituição filantrópica braço da líder mundial em fabricação de óculos Luxottica, que resultará em 5.000 atendimentos médicos oftalmológicos e uma fábrica de óculos na ação. 

Tal projeto tem como objetivo geral contribuir para a melhoria da saúde ocular, rendimento e bem-estar escolar de alunos do ensino público com idade inicial de 6 anos, todos oriundos das Escolas da Rede Pública de Ensino com enfoque para a melhoria da acuidade visual, controle, diagnóstico e acompanhamento de doenças oftalmológicas. Além disso, também pretende deflagrar campanha educativa sobre prevenção e saúde ocular, prevenir problemas oftalmológicos através de triagem e exames oftalmológicos, encaminhar para atendimento médico-oftalmológico de referência os portadores de patologias mais graves detectadas, que necessitem de acompanhamento especializado e disponibilizar óculos conforme prescrição em exame oftalmológico. 

Os estudantes que não forem atendidos pelo projeto serão encaminhados à oftalmologia da UPAE Garanhuns.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.