|
Os estudantes estão assinando um painel que será levado pelos voluntários estrangeiros |
|
Os alunos são acompanhados desde a escola e passam por todos os estádios da consulta oftalmológica na AGA |
|
Equipamentos de ponta foram instalados na AGA, transformando o salão de festa em uma grande clínica |
|
Diversos profissionais proporcionam um atendimento qualificado. Literalmente, de primeiro mundo |
|
Cada setor tem o controle de fluxo, gerando uma movimentação organizada e otimizada para centenas de jovens |
|
Ao centro, Catarina Tenório (V GERES), Guibson Trindade (FAV) e o italiano Daniele Cangemi (One Sight) |
Alunos de 21 municípios da V Regional de Saúde, em Garanhuns, estão passando por "exames de vista" na AGA. A ação está acontecendo desde a segunda-feira (12) e segue até a próxima quinta-feira, 22/06/2017, com meta diária de 600 atendimentos e contando com uma equipe multiprofissional mobilizada pela FAV e Fundação Onesight formada por médicos oftalmologistas, oftalmopediatras, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos em exames, assistentes oftalmológicos, recepcionistas e tradutores, além de intercâmbio com 40 voluntários estrangeiros de várias nacionalidades (Estados Unidos, Itália, Peru, China, Inglaterra, México, Canadá e Brasil) responsáveis pela fabricação dos óculos.
Na quarta-feira, 14, o gerente de projetos sociais da Fundação OneSight, Daniele Cangemi, recebeu a imprensa de Garanhuns para mostrar a grandiosidade do projeto, que vai beneficiar mais de 5.000 crianças e adolescentes em fase escolar, que propicia uma maior aprendizagem e qualidade de vida aos jovens.
Representantes da V GERES, com a gestora Catarina Tenório e a coordenadora Alda Lúcia, da GRE Agreste Meridional, Marcilene Cristiane, e da Fundação Altino Ventura, Guibson Trindade, também recepcionaram os profissionais de comunicação.
PROJETO ONESIGHT NO AGRESTE MERIDIONAL
|
Alda Lúcia é uma das coordenadoras do projeto em Garanhuns |
A V Gerência Regional de Saúde e a GRE - Agreste Meridional, juntamente à Fundação Altino Ventura, habilitada pelo Sistema Único de Saúde e prestadora de serviços oftalmológicos no Estado de Pernambuco, realizaram prévia avaliação oftalmológica em mais de 50.000 alunos de várias Escolas da Rede Pública em parceria com a Fundação OneSight, norte-americana do Grupo Luxottica, uma família de programas beneficentes de cuidados da visão dedicados a melhorar a visão de pessoas no mundo por meio de extensão, pesquisa e educação que fará a doação dos óculos. Toda a ação acontece na AGA, com o deslocamento dos estudantes feitos pelas secretarias municipais, parceiras da ação.
A iniciativa do Governo do Estado, atendendo os alunos através do Programa Boa Visão e também de 21 municípios da Regional de Saúde beneficia também alunos das Redes Municipais de Educação objetivando avaliar a acuidade visual das crianças e estudantes. Esta aliança entre o Governo e os municípios garantem a vinda da Caravana do Projeto OneSight, instituição filantrópica braço da líder mundial em fabricação de óculos Luxottica, que resultará em 5.000 atendimentos médicos oftalmológicos e uma fábrica de óculos na ação.
|
Todo o projeto é 100% gratuito para os alunos |
Tal projeto tem como objetivo geral contribuir para a melhoria da saúde ocular, rendimento e bem-estar escolar de alunos do ensino público com idade inicial de 6 anos, todos oriundos das Escolas da Rede Pública de Ensino com enfoque para a melhoria da acuidade visual, controle, diagnóstico e acompanhamento de doenças oftalmológicas. Além disso, também pretende deflagrar campanha educativa sobre prevenção e saúde ocular, prevenir problemas oftalmológicos através de triagem e exames oftalmológicos, encaminhar para atendimento médico-oftalmológico de referência os portadores de patologias mais graves detectadas, que necessitem de acompanhamento especializado e disponibilizar óculos conforme prescrição em exame oftalmológico.
Os estudantes que não forem atendidos pelo projeto serão encaminhados à oftalmologia da UPAE Garanhuns.