segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Programa de Eficiência Energética começa a ser implantado nos prédios públicos estaduais



Diante da crise econômica que o país vem enfrentando, o Governo de Pernambuco vem adotando medidas de contingenciamento para garantir a redução de gastos públicos e, consequentemente promover investimentos em políticas públicas. Nesta diretriz, a Secretaria de Administração (SAD), por meio do Núcleo Técnico de Água e Energia (NUTAE) da Gerência de Arquitetura e Engenharia (GEARE), em parceria com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), vem desenvolvendo o Programa de Eficiência Energética (PEE), por meio da Lei 9.991/2000, com objetivo de promover o uso eficiente da energia elétrica nos prédios públicos do Estado por meio de projetos que sejam viáveis economicamente para o Governo. 

Dentro deste programa energético estão previstos a instalação de sistemas de placas fotovoltaicas (geração de energia elétrica através da luz solar), troca de lâmpadas fluorescente por lâmpadas LED, além da substituição dos ar-condicionados atuais por aparelhos mais econômicos e eficientes nas edificações do Poder Executivo. Quatro escolas estaduais já foram contempladas por meio desta parceria: Escola Assis Chateaubriand, Escola Alzira da Fonseca Brewel, Escola Gabriela Mistral e Escola São José, todas localizadas na Região Metropolitana do Recife. 

Num prazo de 30 dias, o Hospital Barão de Lucena, no Recife, também receberá novos ar-condicionados e lâmpadas LED dentro de suas dependências. Além destas quatro escolas e do Barão de Lucena, outros oito prédios públicos serão beneficiados ainda este ano de 2017 com o PEE. Nesta etapa, haverá um investimento em torno de R$ 6 milhões da própria concessionária Celpe, sem nenhuma contrapartida da SAD. Isto porque a Companhia fornece todos os equipamentos de instalação e ainda contrata duas empresas prestadoras para executarem os serviços.

O Secretário de Administração, Milton Coelho, destaca que o consumo eficiente e sustentável de energia elétrica deverá ser estendido para todos os prédios públicos estaduais. “Além de estar promovendo o uso sustentável de energia elétrica, este programa (PEE) traz uma economicidade para a gestão pública estadual possibilitando o uso desses recursos em outras áreas. Além disso, estimula o servidor a utilizar de forma consciente esta fonte de energia, tanto no trabalho quanto na sua própria residência”, aponta o Secretário.

De acordo com o Secretário Executivo de Administração, José Augusto Bichara Filho, esta parceria com a Celpe irá proporcionar uma redução de despesas para o Governo. “Iniciamos a redução de custos com energia, a partir do Plano de Contingenciamento de Gastos (PCG). Com o PEE, estamos conseguindo reduzir ainda mais o consumo de energia dentro dos prédios públicos, com custo zero para o Estado”, destaca Bichara.

AMPLIAÇÃO

Para o ano que vem está prevista a instalação de sistemas eficientes de energia elétrica em outros nove prédios da administração pública estadual, com montante de R$ 3,5 milhões. Em 2018 serão beneficiados os seguintes: Hospital Getúlio Vargas, Hospital Otávio de Freitas, Cisam; Hospital da PMPE, Expresso Cidadão do Cordeiro, Quartel da PMPE, no Derby, Comando Geral do CBMPE, Sefaz e Condepe/Fidem.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.