Em junho, o Projeto Boa Visão realizou mutirão oftalmológico em Garanhuns, atendendo mais de 5,5 mil estudantes e entregando, gratuitamente, 3,2 mil óculos para esse público, oriundo dos 21 municípios da V Gerência Regional de Saúde (Geres). Agora, a iniciativa será realizada de rotina na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Garanhuns.

As coordenações da UPAE Garanhuns recepcionaram os estudantes, que chegaram com supervisão de servidores da escola, representantes da GRE-Agreste Meridional, V GERES e da coordenadora do Projeto Boa Visão da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mayra Ramos.
Os estudantes Everton, Tatiane e Diogo foram dos primeiros da fila. O trio cursa o 9º ano do fundamental, moram no mesmo bairro da escola e relataram a importância e agilidade para fazer a consulta. O coordenador da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, acompanhou todo o processo de recepção até a consulta. "Trata-se de uma grande ação social. Geralmente dependia dos pais estas consultas e muitas vezes só se percebia de forma tardia a necessidade dos óculos. Agora o próprio governo, desde as escolas, passando por GRE, GERES e UPAE, até chegar no Lafepe, vai usar sua rede de assistência em saúde e educação para proporcionar o transporte, a consulta e os óculos a todos que precisarem. É de fato uma grande ação que gera de imediato uma melhora no rendimento escolar mas também na qualidade de vida destes jovens" - afirma o gestor.
SAIBA MAIS: Antes da consulta na UPAE, os pacientes passam por uma triagem prévia na própria escola. Essa triagem é feita pelos profissionais de cada unidade, que são capacitados para verificar os estudantes que aparentam ter algum problema ocular. Na UPAE, os alunos serão vistos por um especialista e realizarão exames complementares. Caso seja indicado, os óculos são entregues, gratuitamente, pelo Lafepe.