quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Prefeitura de Garanhuns gasta o mínimo legal em saúde, afirma Johny Albino

Na foto abaixo, vejam o prazo previsto para conclusão da UPA24h: Junho de 2015. Na época o jornalista Carlos Eugênio informava que a obra estava em fase final de conclusão. De lá pra cá, parou, e exceto algumas pessoas como Johny Albino, ninguém cobra a inauguração da Unidade de Saúde que vai servir à população e desafogar a emergência do Hospital Dom Moura.

O Governo Federal já investiu mais de R$ 2 milhões na obra e a prefeitura acaba de pedir mais prazo para inauguração. Agora é para junho deste ano.



Vi o texto de Johny Albino no Facebook sobre a prestação de contas da saúde em Garanhuns, ele acompanhou a audiência na Câmara de Vereadores. Quer dizer que o município investe o mínimo previsto na lei em saúde? Está explicado. Temos dito que o governo não dá a atenção devida às demandas sociais. Educação também sofre. Nenhuma escola. Nenhuma creche. Upa24h parada. O governo investe em praças nos bairros do centro, festas e turismo, contudo a periferia sofre com obras mal feitas, onde o turista não vai lá. 

Pra que gastar em saúde se as pessoas procuram o Dom Moura? O hospital regional recebe a demanda municipal, e quando o povo reclama, sobra para o estado. Se não tem Hospital Municipal nem Upa24h, as pessoas vão pra onde? 

Caruaru tem seis Upas, e investe 26% em saúde. É básico que o investimento em saúde tem impacto em todos os outros setores da administração pública, até na economia.

Portanto, 16% na saúde é muito pouco. Aliás, é o mínimo que se pode investir pela lei, e é o que a prefeitura de Garanhuns está fazendo.

Segundo Johny, as pessoas reclamam de falta de medicamentos na farmácia da prefeitura, tem uma fila imensa para liberação de alguns exames, mas na prestação de contas o valor mostrado gasto nestes itens não bate com a realidade da falta deles para a população. Mas a conta precisa fechar para chegar no mínimo legal.

Sabemos também do atraso a fornecedores em algumas secretarias. Um deles, em contato com o blog, elogiou a primeira gestão de Izaías, mas fez muitas críticas a esta segunda. Mas enquanto tiver festa, o povo não reclama da UPA24h parada, dos postos de saúde, da eterna reforma da CEAGA que está quebrando os feirantes, de nenhuma creche entregue, ... E por aí vai.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.