terça-feira, 28 de maio de 2019

Silvino lança pré-candidatura em Garanhuns



Com um texto assinado pelo próprio Silvino Duarte (ao menos seu nome aparece ao final do texto e o e-mail consta seu nome) o ex-prefeito se lança pré-candidato em Garanhuns, município que já governou por duas vezes, entre 1996 e 2004. Administrativamente foi bem avaliado, e politicamente é lembrado por seus rompimentos traumáticos com o ex-governador Miguel Arraes e o ex-prefeito Bartolomeu Quidute.

No texto enviado, com viés eleitoral, e por isto preferimos editar, Silvino traz realizações de sua gestão, a exemplo da Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos e o Pórtico na Rodovia BR-423. Lembro das praças bem cuidadas, mais ainda que atualmente.

Silvino afirma que tem sido bem recebido, o que confirma sua movimentação nos últimos meses. O ex-prefeito entra no vácuo da dificuldade de crescimento de Haroldo Vicente, atual vice, escolhido por Izaías como o candidato do seu grupo. Esta dificuldade, mesmo na rua há mais de um ano como pré-candidato, corrobora também o resultado pífio que o prefeito deu a seus candidatos na eleição do ano passado. Silvino deve ter feito esta leitura e está ocupando este espaço. Temos informações que grupos dentro da prefeitura já dão por certo sua candidatura. Recentemente o ex-prefeito reuniu sete vereadores da base de Izaías em um almoço. Haroldo poderia repetir a vice, já que na primeira gestão a cadeira foi ocupada por Rosa Quidute. O distanciamento da família Quidute com Izaías se deu quando Rosa começou a se destacar na gestão e depois quando se lançou pré-candidata a deputada sem a autorização do prefeito. A vice acabou por deixar a gestão na eleição seguinte, e depois a política.

Silvino não seria o candidato para Izaías, que teria receio dos rompimentos do ex-prefeito, como aconteceu com Bartolomeu. Mas Silvino teria a preferência do ex-senador Armando Monteiro, com quem sempre tratou diretamente. Armando já visitou Silvino em sua casa, e vice-versa. A ordem seria Izaías e Silvino conversarem, e isto vem acontecendo.

A renúncia da candidatura de Silvino em 2012, quando anunciou apoio a Izaías para derrotar Zé da Luz conta a favor do ex-prefeito dentro do grupo da situação, pois decidiu aquela eleição, por outro lado, deixa desconfiadas pessoas que estavam com ele na época, que foram pegos de surpresa e nunca entenderam direito aquela decisão.

Silvino tem mais força eleitoral que Haroldo, pois não é totalmente dependente de Izaías, ou seja, tem seus próprios votos, tem recall e experiência. 

Ao deixar a prefeitura, ainda com Jarbas e Mendoncinha, Silvino foi diretor financeiro do LAFEPE. O texto afirma sua relação atual com a gestão e políticos, e ainda uma menção especial: "Sua inesquecível esposa e companheira de longas datas, ex-deputada estadual Aurora Cristina (falecida em outubro de 2015)."

Silvino tem se dedicado ao atendimento médico junto à população, como dermatologista na Unidade de Pronto Atendimento em Especialidades – UPAE, em Unidades Básicas de Saúde do Município (UBS), em comunidades e em seu consultório particular.

Ainda no texto, Silvino afirma que "o prefeito Izaías Régis é o grande líder deste processo sucessório, cabendo a ele costurar as articulações necessárias para conduzir um nome de consenso junto ao grupo do atual Gestor."

Curiosamente, Silvino pode ter que enfrentar Sivaldo Albino (PSB), seu mais fiel aliado, mas que nunca recebeu o mesmo apoio que lhe dedicou por muito tempo. Sivaldo vem numa crescente, vereador, presidente da Câmara, deputado, vice-líder da bancada governista e agora líder do PSB, partido pelo qual Silvino se elegeu prefeito pela primeira vez, e ainda filiado, trocou Arraes por Jarbas.

Não há dúvida da força político-eleitoral de Silvino Duarte, ou de qualquer outro nome que tenha o apoio de Izaías, e consequentemente da máquina da prefeitura, com suas secretarias trabalhando diretamente junto à população, e ainda a quantidade de cargos comissionados. 

Na minha avaliação, o time da situação com Silvino fica mais forte pela sua experiência e liderança.

Resta saber o que quer o eleitorado de Garanhuns.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.