terça-feira, 4 de junho de 2019

MAÇONARIA / Legislativo pernambucano exalta centenário da Ordem DeMolay

CERIMÔNIA – Reunião Solene, proposta pelo deputado Antonio Coelho e presidida pela deputada Roberta Arraes, também celebrou os 35 anos da entidade no Estado. Foto: Giovanni Costa


Criada em 1919, nos Estados Unidos, e presente em Pernambuco há 35 anos, a Ordem DeMolay tem como base sete virtudes cardeais: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, pureza, fidelidade e patriotismo. Para celebrar os 100 anos dessa instituição e a existência dela no Estado, a Assembleia Legislativa promoveu Reunião Solene na noite desta segunda (3), por iniciativa do deputado Antonio Coelho (DEM).

A entidade, criada pelo maçom Frank Sherman Land, chegou ao Brasil em 1980, sendo trazida para Caruaru (Agreste Central), três anos depois, pelos maçons Pedro de Lemos e José Luiz da Silva. Posteriormente, foi instalada em Petrolina, no Sertão do São Francisco, e no Recife.

“A ordem foi fundada justamente com o propósito de preparar jovens para serem melhores homens para a sociedade, contribuindo, assim, para um mundo melhor”, observou Coelho. No País, de acordo com o democrata, a instituição conta com mais de 85 mil membros e, em Pernambuco, cerca de 5.300 jovens participam ou já atuaram na entidade.

Segundo o deputado, em 2010 foi promulgada a Lei Federal nº 12.208, que instituiu o Dia Nacional do DeMolay em 18 de março. “Trata-se de uma data importante para a comunidade, por ser o dia da morte do nobre Jacques de Molay (último grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, organização existente na Europa, na Idade Média)”, prosseguiu.

A cerimônia foi presidida pela deputada Roberta Arraes (PP), que declarou estar emocionada por ser filha de maçom. A parlamentar elogiou os valores que norteiam os ensinamentos da instituição aos jovens. “Ao atingirem a maioridade, eles certamente serão bons cidadãos e líderes em suas comunidades, pois um jovem DeMolay respeita e crê em Deus, honra todas as mulheres, ama e respeita seus pais, é leal e amigo e tem orgulho de sua nação”, enfatizou, desejando que “os ideais tão elevados dessa ordem prosperem e encontrem ainda mais ressonância na juventude”.

Antonio Coelho entregou placa comemorativa ao grande mestre estadual da Ordem DeMolay, Paulo Sérgio Pereira, ao fundador da instituição no Estado, José Luiz da Silva, e a Alessandro Lima, mestre-conselheiro estadual da entidade.

Alessandro, que discursou em nome da ordem, considerou muito importante a homenagem da Assembleia porque representa o reconhecimento do trabalho que a juventude DeMolay faz em Pernambuco. “Somos uma escola de líderes, formamos bons cidadãos, pois acreditamos na verdadeira mudança da sociedade, que começa com nós mesmos.”

“Esta solenidade é muito significativa por reconhecer a atuação desses jovens que a Maçonaria cuida e, melhor ainda, porque a iniciativa partiu de um jovem deputado de Petrolina. Estou duplamente feliz por isso”, afirmou José Luiz da Silva, também Governador do Lions Internacional no Distrito LA-3, que agrega Pernambuco, Alagoas e Sergipe. 

O Coral Vozes de Pernambuco, formado por servidores da Alepe, apresentou-se durante a solenidade, que contou com a presença de diversos representantes da Maçonaria.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.