sexta-feira, 7 de junho de 2019

Nota de Agradecimento - 51º Jogos Escolares Regionais do Agreste Meridional



Os Jogos Escolares Regionais do Agreste Meridional (JER/AM) encerraram nesta quinta-feira, 06 de junho, honrando a trajetória de 51 anos de competência, seriedade e geração de oportunidades aos jovens atletas da região. O evento só construiu a sua história de sucesso, confirmada na edição 2019 que acaba de se encerrar, porque acreditamos no esporte como meio eficaz na aquisição de valores fundamentais para constituição da cidadania dos nossos estudantes, como também, no incentivo à prática desportiva e no intercâmbio sociocultural entre as escolas do Agreste Meridional. 

A 51ª edição dos JER aconteceu de 24 de maio a 06 de junho, envolvendo milhares de estudantes atletas na prática de esportes individuais (atletismo, badminton, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de areia e xadrez) e coletivos (basquete, futebol de campo, futsal, handebol e voleibol), com o impressionante número de 302 jogos realizados em diversos polos distribuídos pela cidade de Garanhuns, o que faz deste um dos maiores Jogos Regionais do Estado de Pernambuco. A competição contou com a participação ativa de aproximadamente 200 educadores que, desde a primeira reunião ocorrida em 19 de março deste ano, acompanham as informações sobre planejamento, cronograma, distribuição de equipes e normas constantes no Regulamento Geral e Regulamentos por Modalidade. 

Um evento desta importância e dimensão, que engloba escolas das redes estadual, municipais, privada e federal de 22 municípios do Agreste Meridional, chega ao final de mais uma edição com o sucesso merecido por todos aqueles que se envolveram direta e indiretamente para que tudo acontecesse conforme o esperado. 

Para isto, nosso planejamento começa desde o início do ano, tendo a nossa primeira reunião no dia 19 de março de 2019 para os professores de Educação Física das três redes de ensino, coordenadores esportivos e representantes das Secretárias Municipais de Educação do Agreste Meridional. 

Prevendo os acontecimentos corriqueiros em eventos desta natureza e proporção, todos os delegados de quadra receberam informações referentes aos procedimentos de urgência e emergência no sentido de contactar o Corpo de bombeiro e o SAMU, instituições capacitadas e habilitadas para ocorrências de saúde comuns à prática de atividades físicas de contato. Instituições, as quais, agradecemos pelo atendimento ágil e competente, quando foi necessário. Como medida complementar de cuidado com a integridade dos envolvidos no evento, considerando as atribuições assumidas pelos Professores de Educação Física, não somente no período dos JER/AM, realizamos uma formação em Primeiros Socorros no dia 28 de março de 2019, capacitando assim todos os envolvidos para qualquer situação de necessidade neste sentido. 

A segurança preventiva, outro aspecto fundamental em eventos com um envolvimento de público tão grande, foi também merecedora de destaque quanto à eficácia durante os dias de competições. A partir de uma parceria estabelecida com o 9ª BPM, a quem também agradecemos, os 51º JER contaram com atenção especial para todos os espaços envolvidos, garantido o bem-estar de atletas e torcedores. 

Do ponto de vista técnico, o sucesso dos Jogos Escolares Regionais também se deu ao trabalho dos delegados de quadra específicos, cuidando de toda a parte técnica da modalidade, como também dos delegados de quadra da GRE do Agreste Meridional, presentes em todos os espaços de jogos, assumindo a responsabilidade de questões disciplinares e de tudo que prejudica o bom andamento da competição. Também foi atribuição desses profissionais repassar para os professores participantes e profissionais da imprensa todos os resultados dos jogos, mantendo-se identificados e posicionados em local estratégico e de fácil acesso a todos. 

Toda esta estrutura foi somada à imprescindível contribuição de instituições como Academia Carlos Tevano, Academia WEFA, AABB, AESGA, 71º BIMTZ, Colégio Diocesano de Garanhuns, Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença, Conselho Tutelar, JM Seguros, Sesc e Secretarias Municipais de Educação, também merecedoras dos nossos sinceros agradecimentos. 

A cada gestor(a) escolar, professor(a), equipe técnica da Gerência Regional de Educação, prefeito(a), profissional da imprensa, parceiro, atleta e público em geral, deixamos o nosso muito obrigado por ter feito da 51ª edição dos Jogos Escolares do Agreste Meridional um momento de consagração da educação, no seu sentido integral da palavra, fazendo-nos entender que a conquista, alegria e crescimento dos nossos estudantes representam a verdadeira vitória desses dias de competição. 

Gerência Regional de Educação 
Agreste Meridional

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.