quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Na ALEPE, Sivaldo Albino comemora êxito do Festival de Inverno de Garanhuns

NÚMEROS – “Festa recebeu mais de 600 mil pessoas, foi unanimidade.” Foto: Roberto Soares

O deputado Sivaldo Albino (PSB) ressaltou, durante o Grande Expediente desta quinta (1º), o sucesso da última edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), realizado entre 18 e 27 de julho, no Agreste do Estado. O parlamentar afirmou que, além de promover a cultura, sob todos os seus aspectos, o evento também proporciona cidadania. “Quem passou por lá viu o quanto o FIG é importante para o município, para a região e para Pernambuco. Graças ao apoio do Governo Estadual, a festa recebeu mais de 600 mil pessoas, foi unanimidade”, pontuou. 

Ele apresentou dados segundo os quais o festival promoveu mais de 500 atividades, recebeu cerca de três mil artistas e teve o reconhecimento da sociedade, dos visitantes e da imprensa. “Só ouvi comentários positivos, inclusive com relação à questão da segurança pública. Temos orgulho de dizer que Garanhuns esteve em alta nesses dias”, frisou Albino.

O deputado também aproveitou para parabenizar o governador Paulo Câmara pelo apoio. “Com um investimento de R$ 8,5 milhões, houve a geração de emprego e renda no município, desde a rede hoteleira, passando pelo comércio e demais serviços. Ele registrou que, em 2020, serão 30 anos do evento e convidou os colegas para estarem presentes na próxima edição. “Vários parlamentares participaram do FIG este ano e também podem confirmar o êxito da iniciativa.”

Em apartes, alguns deputados elogiaram o FIG 2019. Romário Dias (PSD) lembrou que, além do apoio do Governo Estadual, a gestão do prefeito Izaías Régis deu uma “nova dinâmica” ao festival. “O FIG já pertence aos pernambucanos e não só a Garanhuns. É uma fórmula que deu certo”, salientou. José Queiroz (PDT) também comentou o esforço do Estado para incrementar a iniciativa. “Me associo ao reconhecimento que o senhor faz ao governador Paulo Câmara e também destaco a atuação da Polícia Militar, que garantiu a tranquilidade do evento.” 

Por sua vez, Joel da Harpa (PP) reforçou a atuação da PM no FIG e no São João de Caruaru. “Acompanhei de perto o trabalho dos policiais, mas volto a criticar a diária recebida pelos companheiros para trabalhar nesses eventos, de apenas R$ 54, o que não atende às necessidades básicas desses servidores.”

PRESENÇA – Alepe participou do FIG com a 2ª etapa do Circuito Pernambucano de Queijos Artesanais e o Projeto Ouvidoria em Ação, informou Medeiros. Foto: Roberto Soares





Alepe – O presidente da Assembleia, Eriberto Medeiros (PP), destacou que visitou o festival e pôde observar que o Governo do Estado esteve presente com várias secretarias realizando atividades. O parlamentar informou que a Assembleia também participou do FIG de duas formas. Uma das atividades foi a 2ª etapa do Circuito Pernambucano de Queijos Artesanais, feito em parceria entre a Comissão Especial da Bacia Leiteira, presidida pelo deputado Claudiano Martins Filho (PP), a prefeitura municipal, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), o Sindicato dos Produtores de Leite do Estado (Sinproleite) e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep).

Medeiros acrescentou que a Casa marcou presença no festival com outra ação conjunta com o Governo do Estado, o Projeto Ouvidoria em Ação, que incluiu palestras e serviços como o de escuta ativa da população. O ouvidor da Assembleia Legislativa, Douglas Moreno, foi um dos debatedores do painel. “Ouvidoria: um aporte necessário”. “Parabenizo o governador Paulo Câmara e o prefeito Izaías Régis pela iniciativa. Naqueles dias, Garanhuns se tornou a capital da cultura pernambucana”, pontuou.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.