terça-feira, 1 de outubro de 2019

UPAE Garanhuns encerrou Campanha Setembro Amarelo com atividades especiais

Alerta aos números de suicídios entra na pauta de debates
 



Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente a campanha Setembro Amarelo. Inúmeras instituições e secretarias de saúde encamparam o projeto, que se tornou uma grande alerta à sociedade. No dia 10, é vivenciado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano, e em especial, durante o mês de setembro.

A UPAE Garanhuns realizou uma série de atividades, coordenadas pela Enfermeira Michelle Torres, do Núcleo de Educação Permanente da unidade de saúde. Destacamos reuniões com funcionários da casa, de diversos setores, no formato roda de conversa. "Nosso objetivo é oferecer este espaço para que todos possam conversar sobre o Setembro Amarelo, um assunto que ainda é um tabu na sociedade, e afeta também profissionais da saúde. Questões como depressão, stress e até prevenção ao suicídio devem ser conversadas francamente. Tivemos momentos muito importantes". - Afirma a enfermeira.

As Rodas de Conversa tiveram como facilitadoras as psicólogas da Unidade, Ingrid Leal e Mona Lizza Vasconcelos. "Além de conversarmos sobre a saúde psicológica dos funcionários, mostramos situações onde eles podem também, em seus meios sociais, reconhecer e alertar para casos que precisam de atenções especiais." - Afirmou Ingrid Leal. 

NÚMEROS ALARMANTES: São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.