terça-feira, 21 de janeiro de 2020

UPAE Garanhuns dá a dica: Use Filtro Solar.


"Filtro solar!
Nunca deixem de usar o filtro solar.
Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro
seria esta: Usem o filtro solar! "

Lembram da poesia na voz do jornalista Pedro Bial, de sua autoria com a Mary Schmich? Se não conhecem, ouçam, além de muito bonita fala sobre a importância de usar filtro solar, entre outros conselhos legais. Quanto ao filtro solar, é uma questão de prevenção, para os dias atuais e para o futuro, pensando em sua saúde, principalmente da pele. Aliás, falamos sobre Câncer de Pele no mês passado, quando aconteceu a campanha mundial Dezembro Laranja.

Vamos falar mais sobre filtro solar. É importante utilizar mesmo em dias nublados, e em qualquer estação. O sol forte do verão intensifica campanhas e sua vinculação com praia acaba por gerar a noção equivocada de que filtro é para dias de sol. Lógico que não. O filtro solar é para qualquer dia, para todas as idades e tons de pele, devendo cada um buscar aquele que melhor lhe atender. Indica-se sempre a visita a um profissional. É bom também não confundir filtro solar com bronzeador. O filtro solar ou protetor solar é uma loção, spray ou produto tópico que ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras solares e outros danos à pele, que podem chegar até ao câncer.

Que tal ir à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e pedir ao médico indicações de cuidados com a pele? Se for o caso e ele achar que você deve procurar um especialista, a UPAE Garanhuns conta com cinco dermatologistas à disposição da população dos municípios da V GERES. 

A UPAE Garanhuns é unidade de atendimento especializado da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob Gestão IMIP e parcerias com a V GERES e secretarias municipais de saúde.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.