quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Álvaro Porto faz novos pedidos de recuperação de PEs que cruzam Agreste Meridional

Além da redução dos riscos para quem trafega, deputado apela por agilização do restabelecimento das estradas por conta da chegada da Masterboi 

Evento que apresentou oficialmente o investimento da Masterboi em Canhotinho, Agreste do Estado

Álvaro Porto (PTB) voltou a solicitar ao governo do estado e aos órgãos competentes o restabelecimento das condições ideias de tráfego de rodovias estaduais do Agreste.

Álvaro Porto
Segundo o deputado, a realidade que associa falta de sinalização e deterioração do asfalto dificulta o tráfego, emperra o desenvolvimento e, mais grave, põe em risco a vida dos moradores e dos visitantes que circulam pela região. 

Também preocupado com o contexto que soma descaso, prejuízos e perigo, Porto destaca ainda a necessidade de se restabelecer as condições ideais de tráfego por conta da chegada do frigorífico industrial da Masterboi à região.

A unidade, cujas obras serão iniciadas em março, será erguida em Canhotinho e vai gerar cerca de 800 empregos diretos e 3,5 mil indiretos. “É fundamental para a instalação e desenvolvimento das atividades da empresa a conservação da malha viária por onde a empresa irá escoar sua produção. A instalação da empresa na região é apontada como o renascimento econômico de todo o Agreste Meridional”, sublinhou o petebista nas justificativas dos documentos.

Governador recebeu representantes da empresa e viabilizou investimentos
As reivindicações do deputado foram apresentadas à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, mas endereçadas ao governador Paulo Câmara, à secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, e ao presidente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PE), Maurício Canuto.

Uma delas pede o recapeamento de toda a extensão da PE-158, que interliga os municípios de Calçado, Jurema e Panelas. Porto destaca que a evidente deterioração da via acentua a insegurança e expõem motoristas e passageiros.

A conclusão das obras de pavimentação da PE-193 também é alvo de pedido do deputado. A rodovia, que liga os municípios de São Bento do Una e Capoeiras, foi iniciada no governo de Eduardo Campos, mas está com as obras paralisadas desde 2014, quando faltavam apenas 5 km para a conclusão. 

Porto ressalta que ambos os municípios possuem grande importância na economia da região: Capoeiras, por sua feira de gado e produção de mandioca, feijão e milho; e São Bento do Una por ser um dos municípios mais importantes na indústria avícola do estado.

Também está entre os apelos do deputado a recuperação da PE-187, no trecho que liga os municípios da Angelim, Correntes e Palmeirina, e da PE-203, que faz a interligação da BR-424 ao município de Lagoa do Ouro. Do mesmo modo, foram reivindicadas ainda a pavimentação dos 10 quilômetros da PE-150 entre os municípios de Calçado e Jupi - prometida desde 2013, mas que nunca saiu do papel. 

Frigorífico deve gerar 800 empregos
A urgência da recuperação da totalidade da PE-170, via de interligação entre os municípios de Canhotinho, Calçado, Jurema e Lajedo, é mais um "item" da lista de pedidos. Porto salienta o risco de morte de quem precisa utilizar a estrada e acrescenta que a rodovia será o principal escoadouro da produção da Masterboi, uma vez que liga Canhotinho com a BR-423. 

Também imprescindível para o frigorífico, a restauração dos 53,60 quilômetros da PE-177 aparece no elenco de apelos de Álvaro Porto. Estrada que se estende de Garanhuns a Quipapá, é principal via de ligação do Agreste Meridional com a Mata Sul, além de interligar os municípios de Angelim, São João e Canhotinho. É às margens dela que a unidade da Masterboi será edificada e será a partir dela que os produtos poderão ser distribuídos aos revendedores.

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