Além da redução dos riscos para quem trafega, deputado apela por agilização do restabelecimento das estradas por conta da chegada da Masterboi
Evento que apresentou oficialmente o investimento da Masterboi em Canhotinho, Agreste do Estado |
Álvaro Porto (PTB) voltou a solicitar ao governo do estado e aos órgãos competentes o restabelecimento das condições ideias de tráfego de rodovias estaduais do Agreste.
Álvaro Porto |
Segundo o deputado, a realidade que associa falta de sinalização e deterioração do asfalto dificulta o tráfego, emperra o desenvolvimento e, mais grave, põe em risco a vida dos moradores e dos visitantes que circulam pela região.
Também preocupado com o contexto que soma descaso, prejuízos e perigo, Porto destaca ainda a necessidade de se restabelecer as condições ideais de tráfego por conta da chegada do frigorífico industrial da Masterboi à região.
A unidade, cujas obras serão iniciadas em março, será erguida em Canhotinho e vai gerar cerca de 800 empregos diretos e 3,5 mil indiretos. “É fundamental para a instalação e desenvolvimento das atividades da empresa a conservação da malha viária por onde a empresa irá escoar sua produção. A instalação da empresa na região é apontada como o renascimento econômico de todo o Agreste Meridional”, sublinhou o petebista nas justificativas dos documentos.
Governador recebeu representantes da empresa e viabilizou investimentos |
As reivindicações do deputado foram apresentadas à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, mas endereçadas ao governador Paulo Câmara, à secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, e ao presidente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PE), Maurício Canuto.
Uma delas pede o recapeamento de toda a extensão da PE-158, que interliga os municípios de Calçado, Jurema e Panelas. Porto destaca que a evidente deterioração da via acentua a insegurança e expõem motoristas e passageiros.
A conclusão das obras de pavimentação da PE-193 também é alvo de pedido do deputado. A rodovia, que liga os municípios de São Bento do Una e Capoeiras, foi iniciada no governo de Eduardo Campos, mas está com as obras paralisadas desde 2014, quando faltavam apenas 5 km para a conclusão.
Porto ressalta que ambos os municípios possuem grande importância na economia da região: Capoeiras, por sua feira de gado e produção de mandioca, feijão e milho; e São Bento do Una por ser um dos municípios mais importantes na indústria avícola do estado.
Também está entre os apelos do deputado a recuperação da PE-187, no trecho que liga os municípios da Angelim, Correntes e Palmeirina, e da PE-203, que faz a interligação da BR-424 ao município de Lagoa do Ouro. Do mesmo modo, foram reivindicadas ainda a pavimentação dos 10 quilômetros da PE-150 entre os municípios de Calçado e Jupi - prometida desde 2013, mas que nunca saiu do papel.
Frigorífico deve gerar 800 empregos |
A urgência da recuperação da totalidade da PE-170, via de interligação entre os municípios de Canhotinho, Calçado, Jurema e Lajedo, é mais um "item" da lista de pedidos. Porto salienta o risco de morte de quem precisa utilizar a estrada e acrescenta que a rodovia será o principal escoadouro da produção da Masterboi, uma vez que liga Canhotinho com a BR-423.
Também imprescindível para o frigorífico, a restauração dos 53,60 quilômetros da PE-177 aparece no elenco de apelos de Álvaro Porto. Estrada que se estende de Garanhuns a Quipapá, é principal via de ligação do Agreste Meridional com a Mata Sul, além de interligar os municípios de Angelim, São João e Canhotinho. É às margens dela que a unidade da Masterboi será edificada e será a partir dela que os produtos poderão ser distribuídos aos revendedores.