domingo, 16 de fevereiro de 2020

Nota da UPE sobre a carteirinha digital de estudantes



A ID ESTUDANTIL, carteirinha digital e gratuita do Ministério da Educação (MEC), que está no ar, foi instituída pelo Governo Federal, em novembro de 2019, através de uma Medida Provisória que se extingue neste domingo (16/02/2020). A princípio a informação é que usariam o banco de dados do Censo da Educação Superior. Porém, em janeiro descobrimos, através de estudantes que não conseguiram baixar o documento, a necessidade de cadastrar todos os estudantes de graduação da Universidade nesta nova plataforma, sem esclarecimentos sobre os procedimentos dos estudantes de pós-graduação. Em nenhum momento recebemos comunicado oficial do MEC, sobre o processo e necessidade de cadastramento para este documento. Mediante este fato, buscamos informações de como efetuar o cadastro de forma ágil e em lotes para todos os estudantes da Universidade. Todos os 4 lotes de envio foram rejeitados pela equipe técnica do MEC, que sempre faz novas exigências de mudanças no arquivo, sendo a última resposta negativa fornecida na quarta-feira 12/02/2020. Atendemos as novas especificações do arquivo e submetemos um novo lote de informações na quinta-feira 13/02/2020. Até esta sexta-feira 14/02/2020, não obtivemos retorno sobre o material submetido.

É importante frisar que esta carteira não tem validade para o benefício da meia passagem ou gratuidade de passagem (cotistas da região metropolitana), sendo necessário para isso as carteiras emitidas pela UNE ou órgãos estaduais e municipais de transporte.

Se por ventura algum estudante ainda desejar a sua ID e não tem conseguido acesso, solicitamos que o mesmo envie um e-mail para joao.santos@upe.br, procurador institucional da UPE, que estará de plantão todo final de semana, com as seguintes informações: nome completo , data de nascimento , cpf , sexo, curso , nome social (caso tenha) e informar se o aluno é emancipado, informando adicionalmente o Campus em que estuda, número de matrícula, ano de ingresso e semestre de ingresso. Faremos de forma manual e individual, o cadastro daqueles que realizarem esta solicitação.
Todas as solicitações feitas até a presente data, via e-mail, foram processadas.

Universidade de Pernambuco

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.