GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

terça-feira, 24 de novembro de 2020

PIB DE PERNAMBUCO CRESCEU 0,7% NO ÚLTIMO TRIMESTRE

O Produto Interno Bruno (PIB) pernambucano registrou pelo quinto mês consecutivo um crescimento, com o resultado de 0,7 % no período entre agosto e setembro deste ano. Essa trajetória de recuperação também é observada com o crescimento de 1,2 % em relação a setembro de 2019.

Os dados foram divulgados no segundo boletim mensal da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem, com base nos números do Sistema de Contas Regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda sob o efeito causado pela pandemia da Covid-19 e tem saldo negativo de 3,4% no acumulado do ano até setembro. No acumulado de 12 meses, a variação é de menos 2%.

O PIB do estado começou a apresentar crescimento na variação mensal em maio (5,5%), junho (2,7%), julho (4,6%) e agosto (2%). A indústria foi o setor da economia que mais contribuiu para o crescimento entre agosto e setembro deste ano, com variação positiva de 2,5%. O setor de serviços ficou no mesmo patamar. Já a agropecuária teve queda de 1,3%. No acumulado do ano, a agropecuária cresceu 11,6%; a indústria caiu 1,1% e o setor de serviços, o mais impactado pela pandemia do novo Coronavírus, registrou queda de 4,6%.

O diretor de Estudos e Pesquisas da Condepe/Fidem, Maurílio Lima, afirma que, caso não haja uma segunda onda da Covid-19, que implique em novas suspensões de atividades econômicas, a perspectiva é de uma menor retração até o final de 2020. "Quando a economia cresce 1,2% em relação ao ano passado, já significa uma melhora em relação ao período anterior à pandemia", explica o diretor.

DESTAQUES DO BLOG

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.