terça-feira, 9 de março de 2021

POR QUE A DECISÃO DE FACHIN É MAIS BENÉFICA A MORO QUE A LULA



Já era dado por certo que o STF iria declarar a suspeição de Moro, reconhecendo a parcialidade do ex-juiz. A Lava-Jato ia cair pela perseguição ao ex-presidente. Sérgio Moro atuava como chefe da investigação. Fachin não entrou nesta questão diretamente, em sua decisão, "apenas" declarou que o TRF de Curitiba seria incompetente para julgar as acusações contra Lula, e entendeu também que tirando os processos do Paraná para Brasília, o ex-juiz não precisaria mais ter a suspeição julgada na corte. Moro estaria livre da pressão e do processo.

Na prática, Fachin tentou se antecipar e salvar a Lava-Jato, levando para outro juiz federal a abertura de novos processos e podendo utilizar os conteúdos da operação. Deu errado. Gilmar Mendes quer, e provavelmente a maioria do colegiado, julgar a parcialidade de Moro. Agora, Lula está elegível, e mesmo diante de novos processos que deve responder, não deve ter empecilhos para disputar em 2022. E Moro vai ter que se explicar no STF. As mensagens entre o ex-juiz e Dallagnol, e as consequências para os processos destes contatos não deixam dúvidas da imparcialidade de Moro.

Lula disse isso ao próprio Moro, mas cego pela política, o ex-juiz não ouviu, usou seu cargo para perseguir, influenciar nas investigações, provas, testemunhas, criar o ambiente para a condenação sem provas, para adentrar no mundo da política como o heroi no combate à corrupção, tirando Lula da campanha eleitoral, mas foi atropelado por Bolsonaro, juntou-se, traiu e foi traído, e hoje é somente uma caricatura da imagem que mostrou ao Brasil.

A decisão de Fachin somente antecipa a questão sobre Lula, mas tenta livrar Moro de ser julgado pelo STF. Lula não foi inocentado, só tem direito a julgamento justo, e Moro caminha para condenação de sua conduta moral.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.