quarta-feira, 5 de maio de 2021

CPI da Covid: Após Mandetta criticar desprezo do presidente pela ciência, hoje é vez de Teich

Nelson Teich cumprimenta seu sucessor, Luiz Henrique Mandetta, durante sua cerimônia de posse na Saúde


Depois de um primeiro dia dominado pelas declarações do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a CPI da Covid ouve, a partir das 10h, o depoimento de seu sucessor no cargo, Nelson Teich.

O oncologista iria depor inicialmente ontem, mas a data foi alterada também após outro ex-titular da pasta durante a pandemia, Eduardo Pazuello, alegar ter tido contato com duas pessoas que testaram positivo para covid. O general será ouvido em 19 de maio.

Antes de ser questionado pelos senadores, Teich deverá fazer uma breve explanação sobre seu mandato de menos de um mês à frente da pasta. Minoria na CPI, os senadores governistas devem tentar minimizar o depoimento de Nelson Teich com base no pouco tempo que o médico ficou à frente da pasta.

O depoimento de Mandetta

Hoje crítico de Jair Bolsonaro (sem partido), Mandetta afirmou que o presidente contrariou orientações do Ministério da Saúde baseadas na ciência e adotou discurso negacionista que ajudaram na propagação da pandemia pelo país. Veja algumas de suas falas:

"A sensação que eu tinha é que eu era o mensageiro da má notícia. Sabe quando você dá as notícias que você tem que dar, eu acho que lealdade é isso, você não deixar a pessoa dizer 'olha, não fui assessorada, não foi explicado'. Acabou gerando mais distanciamento [entre Bolsonaro e eu]."

"Esse ministro [Paulo] Guedes, era desonesto intelectualmente, uma coisa pequena, um homem pequeno para estar onde está. Ele não soube nem olhar para o calendário [de vacinação] para falar 'puxa, não tem vacina sendo comercializada no mundo...'. Eu só posso lamentar. O ministro da Economia não ajudou em nada, pelo contrário. Só ligava e falava 'já mandei o dinheiro, se virem, agora vamos tocar a economia"

"Fui informado, após uma reunião, que era para subir para o terceiro andar porque tinha uma reunião de vários ministros e médicos. Vinham propor esse negócio de cloroquina que nunca eu havia conhecido, porque ele [Bolsonaro] tinha um assessoramento paralelo nesse dia."

"Várias vezes, na reunião do Ministério [da Saúde], o filho do presidente, que é vereador no Rio de Janeiro [Carlos Bolsonaro (Republicanos)], estava sentado atrás, tomando as notas na reunião. Eles tinham constantemente reuniões com esses grupos dentro da presidência."

UOL

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.