sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Combate à pobreza menstrual: Secretaria da Mulher arrecada absorventes íntimos em Garanhuns


A Secretaria da Mulher (SecMulher), inicia na cidade a campanha de arrecadação de absorventes íntimos para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa surgiu a partir da ideia de um grupo de estudantes do curso de medicina da Universidade de Pernambuco – Multicampi Garanhuns. Após essa procura dos alunos, a pasta decidiu seguir com o projeto e estender a ação para outros pontos da cidade.

De acordo com a estudante Maria Abath Campos, aluna agora do 3º período do curso de medicina, através da disciplina “curricularização da extensão”, grupos trabalharam projetos para a sociedade com promoções em saúde. “Meu grupo, composto por 11 alunos, fazia parte do tema ‘Saúde da Mulher’. Tivemos a ideia de ir atrás de mulheres em situações vulneráveis e, ao pensar nas possibilidades dentro dessa área, discutimos a pobreza menstrual. Encontramos o trabalho da Secretaria e a partir de uma conversa importantes, ações serão concretizadas na cidade. Motivo de grande alegria para nós enquanto estudantes de medicina”, comentou.

Além da sede da pasta, outros locais poderão disponibilizar seus espaços para o recebimento das doações: “Estamos indo em busca de parceiros para deixar as caixas que receberão os absorventes, a exemplo de supermercados, e contamos com a ajuda da população. A intenção é que este seja um trabalho contínuo da Secretaria e os itens sejam logo depois distribuídos entre as mulheres que enfrentam o problema da pobreza menstrual”, destaca a secretária Betânia Monteiro.

As mulheres em situação de vulnerabilidade devem procurar a sede da SecMulher - na Rua Simoa Gomes, nº 16, Heliópolis -, onde será feito o primeiro atendimento. Posteriormente será organizada uma agenda de acordo com a quantidade de absorventes doados e o número de mulheres cadastradas para que seja preparada, assim, a distribuição. Já os interessados em disponibilizar o espaço para receber as caixas de arrecadação, devem entrar em contato com a Secretaria pelo telefone (87) 3762-9115.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.