Nova Pesquisa da Quaest Consultoria divulgada nesta quarta-feira (16) pela Genial Investimentos e disponível no Portal UOL, mostra liderança incontestável de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas intenções de voto para a Presidência no 1º turno com 44%, no principal cenário. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com apenas 26%.
Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) empatam com 7%. João Doria (PSDB), e o deputado federal André Janones (Avante) têm 2% cada um. Simone Tebet (MDB) aparece com 1%.
Nos outros dois cenários pesquisados, com outras candidaturas, a frente de Lula para Bolsonaro chega a 20%. Na pesquisa sobre o segundo turno, Lula vence todos e até amplia a vantagem sobre Bolsonaro, 54% a 32%. Da pesquisa passada para esta, Lula se manteve estável na margem de erro, e Bolsonaro cresceu, mas nada adianta para ele crescer se os demais candidatos não tiverem votos suficientes para garantir o segundo turno. O mais provável é a polarização chegar assim até a eleição, o que é bom para Lula.
A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa ouviu 2.000 pessoas, entre os dias 10 e 13 de março. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Banco Genial e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-006693/2022.
AGORA COMIGO: A pesquisa mostra um quadro diferente de outras recentes, que traziam a diferença entre Lula e Bolsonaro diminuindo. A Quaest Consultoria aponta frente ampla de Lula com 18% de diferença para o segundo colocado, neste cenário, e 1% atrás de todos os adversários somados, o que estaria no limite da vitória do ex-presidente já no primeiro turno, levando-se em consideração que a pesquisa tem margem de erro de 2% para mais ou para menos.
.